Ciência, enfermagem e pensamento crítico – reflexões epistemológicas

Joana Angélica Andrade Dias, Helena Maria Scherlowski Leal David, Octavio Muniz da Costa Vargens

Resumo


RESUMO

Objetivo: promover reflexões epistemológicas sobre a ciência Enfermagem e ao pensamento crítico. Método: estudo descritivo, tipo ensaio reflexivo, produzido a partir de leituras de livros clássicos que versam sobre a filosofia da ciência e artigos científicos capturados no portal da Biblioteca Virtual em Saúde por meio dos descritores enfermagem, pensamento, conhecimento e seu sinônimo epistemologia. Resultados: apresenta conceitos filosóficos relacionados à ciência. Discorre sobre o processo de cientificização da enfermagem a partir da sua história e sobre a importância do pensamento crítico nesse processo, a partir da reflexão de três temas específicos. Conclusão: entende-se que os futuros enfermeiros precisam ser incentivados a pensar criticamente desde o início de sua formação, a fim de que possam ser capazes de organizar e (re)construir o conhecimento na área da Enfermagem. Descritores: Enfermagem; Conhecimento; Ciência; História da Enfermagem; Pensamento.

ABSTRACT

Objective: to promote epistemological reflections on nursing science and critical thinking. Method: descriptive study, reflective-type essay, produced from readings of classic books that deal with the philosophy of science and scientific articles taken from the portal of the Virtual Health Library through the descriptors nursing, thought, knowledge, and its synonym epistemology. Results: presents philosophical concepts related to science. Discusses the process of scientification of nursing from its history and the importance of critical thinking in the process, from the reflection of three specific themes. Conclusion: the future nurses need to be encouraged to think critically since the start of their formation, so that they may be able to organize and (re)build knowledge in the area of nursing. Descriptors: Nursing; Knowledge; Science; History of Nursing; Thought.

RESUMEN

Objetivo: promover reflexiones epistemológicas sobre la ciencia de enfermería y el pensamiento crítico. Método: estudio descriptivo, tipo ensayo reflexivo, producido a partir de la lectura de libros clásicos que tienen que ver con la filosofía de la ciencia y artículos científicos extraídos del portal de la Biblioteca Virtual en Salud a través de descriptores de enfermería, pensamiento, conocimiento y su sinónimo epistemología. Resultados: presentan conceptos filosóficos relacionados con la ciencia. Analiza el proceso científico de la enfermería a partir de su historia y la importancia del pensamiento crítico en el proceso, desde la reflexión de tres temas específicos. Conclusión: se entiende que los futuros enfermeros necesitan ser animados a pensar de manera crítica desde el inicio de su formación, de manera que puedan ser capaces de organizar y (re)construir el conocimiento en el área de la enfermería. Descriptores: Enfermería; Conocimiento; Ciencia; Historia de la Enfermería; Pensamiento.


Palavras-chave


Enfermagem; conhecimento; ciência; filosofia em enfermagem; história da enfermagem; pensamento

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i4a11142p3669-3675-2016



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