Play strategies in nursing care for the hospitalized child

Geicielle Karine de Paula, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Aline Cerqueira Santos Santana da Silva, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes, Liliane Faria da Silva, Maria da Anunciação Silva

Abstract


ABSTRACT

Objective: to analyze the use of play strategies in hospitalized child care from the perspective of the Nursing team. Method: this is a qualitative, descriptive study in the pediatrics sector of a municipal hospital, through semi-structured interviews with 15 nursing professionals, whose data were submitted to the Content Analysis technique in the Thematic Analysis modality. Results: it is understood that play strategies are understood mainly as a way to entertain/distract hospitalized children. Hospital materials, games, drawings, conversation/friendship, differentiated clothing and storytelling are used, especially during procedural care. However, there are limitations to the use of these play strategies in child care, such as scarce resources/materials/investments, children's fear of professionals and procedures, lack of time and the presence of family members. Conclusion: it is estimated that the limiting factors need to be overcome to guarantee the integral care of hospitalized children, considering that playing is a legally guaranteed right, as well as contributing to a more pleasant recovery and to the full development of children. Descriptors: Child Health; Hospitalized Child; Nursing; Pediatric Nursing; Games and Toys; Nursing Care. 

RESUMO

Objetivo: analisar o uso de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada na perspectiva da equipe de Enfermagem. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, no setor da Pediatria de um hospital municipal, por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 profissionais de enfermagem, cujos dados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática. Resultados: entende-se que as estratégias lúdicas são compreendidas majoritariamente como uma forma de entreter/distrair as crianças hospitalizadas. Utilizam-se materiais hospitalares, brincadeiras, desenhos, conversa/amizade, vestimentas diferenciadas e contação de histórias, especialmente, durante os cuidados procedimentais. Identificam-se, contudo, fatores limitantes do uso dessas estratégias lúdicas no cuidado à criança, como a escassez de recursos/materiais/investimentos, o medo das crianças em relação aos profissionais e aos procedimentos, a falta de tempo e a presença dos familiares. Conclusão: avalia-se que os fatores limitantes precisam ser superados para a garantia do atendimento integral às crianças hospitalizadas, considerando que o brincar é um direito garantido legalmente, além de contribuir para a recuperação mais prazerosa e para o pleno desenvolvimento infantil. Descritores: Saúde da Criança; Criança Hospitalizada; Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Jogos e Brinquedos; Cuidado de Enfermagem. 

RESUMEN

Objetivo: analizar el uso de estrategias lúdicas en el cuidado al niño hospitalizado en la perspectiva del equipo de Enfermería. Método: se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, en el sector de la Pediatría de un hospital municipal, por medio de entrevistas semiestructuradas con 15 profesionales de enfermería, cuyos datos fueron sometidos a la técnica de Análisis de Contenido, en la modalidad Análisis Temático. Resultados: se entiende que las estrategias lúdicas son comprendidas mayoritariamente como una forma de entretene/distraer a los niños hospitalizados. Se utilizan materiales hospitalarios, juegos, dibujos, conversación/amistad, vestimentas diferenciadas y cuenta de historias, especialmente, durante los cuidados procedimentales. Se identifican, sin embargo, factores limitantes del uso de esas estrategias lúdicas en el cuidado al niño, como la escasez de recursos / materiales / inversiones, el miedo de los niños hacia los profesionales y los procedimientos, la falta de tiempo y la presencia de los familiares. Conclusión: se evalúa que los factores limitantes necesitan ser superados para la garantía de la atención integral a los niños hospitalizados, considerando que el jugar es un derecho garantizado legalmente, además de contribuir para la recuperación más placentera y para el pleno desarrollo infantil. Descriptores: Salud del Niño; Niño Hospitalizado; Enfermería; Enfermería Pediátrica; Juego e Implementos de Juego; Atención de Enfermería. 


Keywords


Saúde da Criança; Criança hospitalizada; Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Jogos e Brinquedos; Cuidado de Enfermagem;

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.238979



 

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