DIABETES MELLITUS: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO

Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Bruna Pedroso Canever, Luciana Martins da Rosa, Melissa Orlandi Honório Locks, Gisele Cristina Manfrini, Gabriela Pereira Bozzetti Willrich

Resumo


Objetivo: descrever as principais estratégias realizadas ao longo dos quatro anos da ação de extensão “Agir e Educar (em)frente o Diabetes mellitus. Método: estudo de abordagem qualitativa, descritiva na modalidade relato de experiência, desenvolvido a partir de relatórios anuais e arquivos diversos da própria ação de extensão. Resultados: os resultados foram elencados a partir de quatro categorias: Grupo “Agir e Educar”; Atenção Individual; Educação em saúde nas Redes Sociais. Conclusão: o grupo Agir e Educar (em)frente o Diabetes mellitus desenvolveu diferentes ações educativas no intuito de proporcionar estratégias melhoria na qualidade de vida da pessoa com diabetes pensando numa ótica do conceito ampliado de saúde, que preza pela autonomia e empoderamento dos indivíduos. Como contribuições para área da saúde ressalta-se a utilização das mídias sociais alcançando um maior número de pessoas e disseminando conhecimento.


Palavras-chave


Enfermagem; Diabetes mellitus; Educação em saúde; Autocuidado

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.246321



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