Association of social indicators and arterial hypertension in school adolescents in the Sertão of Pernambuco
Palavras-chave:
Adolescente. Hipertensão. Indicadores sociais.Resumo
A hipertensão arterial é um dos três principais diagnósticos na saúde pública e o principal fator de risco de doenças cardiovasculares. Com o objetivo principal de determinar a associação dos indicadores sociais com a ocorrência de hipertensão arterial entre adolescentes escolares do município de Arcoverde, foi realizado este estudo epidemiológico de corte transversal com coleta de dados no período de agosto a setembro de 2006, com 863 escolares de 10 a 19 anos, matriculado na rede de ensino público e privado. A amostragem foi aleatória estratificada e o tamanho da amostra foi calculado com uma população de 10.606 alunos, prevalência estimada de 10%, erro de 2% e delineamento amostral de 1. Os dados foram coletados por meio de um questionário, com base em indicadores sociais, medidas antropométricas, estado nutricional e método de aferição da pressão arterial. Para a análise dos dados, foi utilizado o Statistical Package for Social Sciences, 11.0. Para medida de associação entre as variáveis, foi utilizado o Teste Qui-quadrado. Os resultados foram definidos como estatisticamente significantes para um valor de p<0,05. Foi identificada a prevalência de hipertensão arterial em 9,8% (n=84). O local da residência e as condições de moradia não estavam associados à prevalência de hipertensão arterial entre os escolares. A hipertensão arterial não apresentou associação com o sexo dos escolares. Os escolares dos 15 aos 19 anos e aqueles no ensino médio tiveram pressão arterial mais elevada. A classe econômica, renda familiar, posição na ocupação e situação de trabalho não apresentaram associação com a prevalência de hipertensão. Os escolares com excesso de peso, sobrepeso e obesidade apresentaram elevação da pressão arterial. Diante desses resultados, pode-se concluir que a prevalência de hipertensão arterial entre os adolescentes foi de 9,8%, o estado nutricional e a idade estão associados à hipertensão arterial, os indicadores sociais não estão associados à hipertensão arterial na adolescência. Com isso, faz-se necessário a implantação de novos programas de políticas públicas voltados aos adolescentes hipertensos. Descritores: Adolescente. Hipertensão. Indicadores sociais. Descriptors: Adolescent. Hypertension. Social Indicators. Descriptores: Adolescente. Hipertensión. Indicadores Sociales.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi enviado para publicação em nenhuma outra revista e que não foi publicado anteriormente.
O(s) autor(es) confirma(m) que a versão final do manuscrito foi revisada e aprovada, pois os seguintes critérios foram atendidos, de modo a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:
1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;
2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;
3. Ter aprovado a versão final.
Seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, os conteúdos da [Nome da revista] estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional - CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). A Licença CC BY permite a qualquer usuário: Compartilhar - copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato; Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os seguintes termos: Atribuição - é obrigatório atribuir o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; Sem restrições adicionais - não é possível aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.