Association of social indicators and arterial hypertension in school adolescents in the Sertão of Pernambuco

Autores

  • Augusto Cesar Barreto UFPE
  • Kalina Vanderlei Paiva Universidade de Pernambuco - UPE

Palavras-chave:

Adolescente. Hipertensão. Indicadores sociais.

Resumo

A hipertensão arterial é um dos três principais diagnósticos na saúde pública e o principal fator de risco de doenças cardiovasculares. Com o objetivo principal de determinar a associação dos indicadores sociais com a ocorrência de hipertensão arterial entre adolescentes escolares do município de Arcoverde, foi realizado este estudo epidemiológico de corte transversal com coleta de dados no período de agosto a setembro de 2006, com 863 escolares de 10 a 19 anos, matriculado na rede de ensino público e privado. A amostragem foi aleatória estratificada e o tamanho da amostra foi calculado com uma população de 10.606 alunos, prevalência estimada de 10%, erro de 2% e delineamento amostral de 1. Os dados foram coletados por meio de um questionário, com base em indicadores sociais, medidas antropométricas, estado nutricional e método de aferição da pressão arterial. Para a análise dos dados, foi utilizado o Statistical Package for Social Sciences, 11.0. Para medida de associação entre as variáveis, foi utilizado o Teste Qui-quadrado. Os resultados foram definidos como estatisticamente significantes para um valor de p<0,05. Foi identificada a prevalência de hipertensão arterial em 9,8% (n=84). O local da residência e as condições de moradia não estavam associados à prevalência de hipertensão arterial entre os escolares. A hipertensão arterial não apresentou associação com o sexo dos escolares. Os escolares dos 15 aos 19 anos e aqueles no ensino médio tiveram pressão arterial mais elevada. A classe econômica, renda familiar, posição na ocupação e situação de trabalho não apresentaram associação com a prevalência de hipertensão. Os escolares com excesso de peso, sobrepeso e obesidade apresentaram elevação da pressão arterial. Diante desses resultados, pode-se concluir que a prevalência de hipertensão arterial entre os adolescentes foi de 9,8%, o estado nutricional e a idade estão associados à hipertensão arterial, os indicadores sociais não estão associados à hipertensão arterial na adolescência. Com isso, faz-se necessário a implantação de novos programas de políticas públicas voltados aos adolescentes hipertensos. Descritores: Adolescente. Hipertensão. Indicadores sociais. Descriptors: Adolescent. Hypertension. Social Indicators. Descriptores: Adolescente. Hipertensión. Indicadores Sociales.

Biografia do Autor

Augusto Cesar Barreto, UFPE

Professor Assistente I da Universidade Federal de Pernambuco (Centro Acadêmico de Vitória). Doutorando no programa saúde da criança e do adolescente. Mestre em saúde do adolescente pela UPE (2007) 

Kalina Vanderlei Paiva, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Doutora adjunto I da Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

01-04-2008

Como Citar

BARRETO, Augusto Cesar; PAIVA, Kalina Vanderlei. Association of social indicators and arterial hypertension in school adolescents in the Sertão of Pernambuco. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 2, n. 2, p. 195–196, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/5387. Acesso em: 14 out. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.