A EJA em tempos de pandemia: análise do fator (des)motivação

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.252110

Schlagworte:

Ensino Remoto, EJA, Motivação, Apatia na Aprendizagem.

Abstract

Este estudo tem por objetivo discutir acerca da (des)motivação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante as aulas remotas. As discussões partem das experiências obtidas na Escola Antônio Correia de Araújo, a partir do Programa Residência Pedagógica em Geografia, da Universidade Federal de Pernambuco. Foram realizados acompanhamentos e intervenções em turmas da EJA, que causaram inquietações em razão da baixa participação e motivação dos alunos. Com a nova realidade educacional imposta pela pandemia da Covid-19, percebe-se que os obstáculos no acesso às tecnologias e as dificuldades de compreensão das práticas pedagógicas interferiram diretamente na qualidade do ensino e na motivação do alunado. Sendo assim muitos educandos se ausentaram ou interromperam sua escolarização em virtude de a dinâmica das aulas remotas não garantirem suficientemente o acesso e a permanência dos sujeitos nas práticas escolares.

Autor/innen-Biografien

Thomáz Augusto Sobral Pinho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando do Progrma de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Tamara Trajano da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Lilian Renata Teixeira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Vânia Maria Tibúrcio Ramos, Secretaria da Educação do Estado de Pernambuco

Professora efetiva de Geografia da Rede Estadual de Pernambuco. Atua na Escola Antônio Correia de Araújo, Camaragibe-PE.

Priscylla Karoline de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialização em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de Goiás - Uni-Anhanguera (2008) e graduação em Gestão Ambiental pelo IFG - Campus Goiânia (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Ciências Geográficas (UFPE-CFCH-DCG).

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Veröffentlicht

2022-04-08

Zitationsvorschlag

Pinho, T. A. S., da Rocha, T. T., da Silva, L. R. T., Ramos, V. M. T., & de Menezes, P. K. (2022). A EJA em tempos de pandemia: análise do fator (des)motivação. Revista De Geografia, 39(1), 219–234. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.252110