A EJA em tempos de pandemia: análise do fator (des)motivação
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.252110Palavras-chave:
Ensino Remoto, EJA, Motivação, Apatia na Aprendizagem.Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir acerca da (des)motivação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante as aulas remotas. As discussões partem das experiências obtidas na Escola Antônio Correia de Araújo, a partir do Programa Residência Pedagógica em Geografia, da Universidade Federal de Pernambuco. Foram realizados acompanhamentos e intervenções em turmas da EJA, que causaram inquietações em razão da baixa participação e motivação dos alunos. Com a nova realidade educacional imposta pela pandemia da Covid-19, percebe-se que os obstáculos no acesso às tecnologias e as dificuldades de compreensão das práticas pedagógicas interferiram diretamente na qualidade do ensino e na motivação do alunado. Sendo assim muitos educandos se ausentaram ou interromperam sua escolarização em virtude de a dinâmica das aulas remotas não garantirem suficientemente o acesso e a permanência dos sujeitos nas práticas escolares.
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