ENTRE O ENGENHO E A FERROVIA: UMA HISTÓRIA DO CENTRO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO, DO SURGIMENTO À CONSOLIDAÇÃO

Autor/innen

  • John Kennedy Ferreira da Luz Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ana Lucia do Nascimento Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241049

Schlagworte:

Cabo de Santo Agostinho, História, Centro Principal, Espaço Urbano

Abstract

O presente artigo tem a finalidade de explicitar os fatores que levaram ao surgimento e consolidação da área que atualmente funciona como centro principal do Cabo de Santo Agostinho, município localizado no Litoral Sul do Estado de Pernambuco, Brasil. Iniciado na segunda metade do século XVI, o povoamento da área se relaciona com o sucesso da produção açucareira na região, resultando em um primitivo núcleo urbano que, em suas características simbólicas e morfológicas, reflete o típico modo português de produção urbana na época. Seguindo o padrão das cidades no Brasil colonial, aparece como um apêndice das propriedades rurais condutoras das relações sociais. No século XIX, a inauguração do primeiro trecho da ferrovia do Recife ao São Francisco altera sobremaneira a dinâmica do local, promovendo a transformação da paisagem e do papel desempenhado pelo núcleo original. Tal processo se consolida entre fins do século XIX e início do XX, quando a mecanização dos meios de produção agrícola impulsiona o traslado de pessoas do campo para a cidade e o estabelece como centralidade do município.

Palavras-chave: Cabo de Santo Agostinho; Centro Principal; História; Economia açucareira.

Autor/innen-Biografien

John Kennedy Ferreira da Luz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), é mestrando do Programa de Pós-graduação em História (PGH) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde desenvolve pesquisa relacionada ao panorama arquitetônico e urbananístico de Pernambuco no início do século XX, com ênfase no Município do Cabo de Santo Agostinho.

Ana Lucia do Nascimento Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em História com área de concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), possui pós-Doutora em História pela Faculdade de Letras do Porto - PT / FLUP (2016). É professora Associada II da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro do conselho editorial da revista CLIO Arqueológica da Universidade Federal de Pernambuco, da Revista CANINDÉ da Universidade de Sergipe e da Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. Tem experiência na área de História e Arqueologia, com ênfase em História, Memória e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história e patrimônio, história do brasil colonial, história de pernambuco, arqueologia histórica e arqueologia do NE do Brasil.

Veröffentlicht

2017-09-29

Zitationsvorschlag

Ferreira da Luz, J. K., & do Nascimento Oliveira, A. L. (2017). ENTRE O ENGENHO E A FERROVIA: UMA HISTÓRIA DO CENTRO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO, DO SURGIMENTO À CONSOLIDAÇÃO. Revista Rural & Urbano, 2(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241049

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Ähnliche Artikel

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.