O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO CAMPO: APONTAMENTOS METODOLÓGICOS A PARTIR DA REALIDADE DE MATO GROSSO

Autores

  • Rafael Faleiros de Padua Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241060

Palavras-chave:

Fronteira, urbanização, produção do espaço, lugar, método

Resumo

Apresentaremos nesse artigo algumas possibilidades teórico-metodológicas para o enfrentamento do desafio de construir uma reflexão sobre o avanço da fronteira econômica. Para nós esse avanço representa necessariamente uma das modalidades da reprodução da urbanização no momento atual. Nesse sentido, a perspectiva da produção do espaço, buscando a construção de um pensamento crítico sobre o processo a partir das relações sociais concretas atuando nos níveis do político, do econômico e do social apresenta-se como um potente instrumento para essa reflexão.

Biografia do Autor

Rafael Faleiros de Padua, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no Institut des Hautes Études de lAmérique latine (IHEAL) da Universidade de Paris III. É pesquisador do GESP (Grupo de Estudos de Geografia Urbana Crítica e Radical) do Laboratório de Geografia Urbana do Departamento de Geografia da FFLCH/USP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, método, industrialização, urbanização, desindustrialização, metrópole. Atualmente é Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Padua, R. F. de. (2017). O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO CAMPO: APONTAMENTOS METODOLÓGICOS A PARTIR DA REALIDADE DE MATO GROSSO. Revista Rural & Urbano, 2(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241060

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.