REFLEXÕES A RESPEITO DA MOBILIDADE DOS TRABALHADORES NA MADRUGADA RECIFENSE: O PAPEL DO TERMINAL DO CAIS DE SANTA RITA.
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2018.241072Palavras-chave:
Mobilidade. Terminal do Cais de Santa Rita. Região Metropolitana do Recife. Transporte coletivo. Recife.Resumo
O presente trabalho propõe-se a debater a importância do Terminal do Cais de Santa Rita dentro da rede de transportes da RMR, tendo como enfoque os deslocamentos realizados por trabalhadores na madrugada. Para isso traz-se a discussão de centro e periferias para entender os deslocamentos populacionais dentro de uma metrópole. Nesse sentido, o terminal é relevante dentro da rede de transporte metropolitano do Recife por suas funcionalidades estarem intimamente ligadas ao centro principal do Recife, tanto como localização, como na confluência de fluxos destinados a essa área. Concomitantemente, o terminal adquire uma importância maior e mais complexa na madrugada por ser o ponto nevrálgico do sistema de transporte coletivo da RMR, causado pela desativação dos metrôs, trens e dos terminais de integração e ativação das linhas bacuraus. Sendo o Terminal o centro do transporte coletivo na RMR nesse período, o mesmo vai desencadear uma concentração de pessoas que estão em busca de sua reprodução social, fruto do trabalho noturno e que tenta retornar pra casa nesse horário. Neste sentido, esses fluxos, geram novas demandas de consumo, o que faz surgir em seu entorno novas ofertas de serviços para a sua reprodução social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.