DESENVOLVIMENTO REGIONAL E ECONÔMICO NO SUL DE PORTUGAL: DA REGIÃO ALENTEJANA AO DISTRITO DE BEJA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2018.241074Palavras-chave:
Desenvolvimento, Centralidade, Dinamismo, Alentejo, BejaResumo
As regiões portuguesas constituem-se divisões importantes na análise do desenvolvimento regional e econômico, apresentando funções relevantes graças as suas particularidades. Como ponto de partida na análise desse desenvolvimento, destaca-se a Região Alentejo, em especial o Distrito de Beja. Cabe fazer referência entre Litoral/Interior, oposição mais forte no País no que se refere às questões regionais e econômicas; evidenciar o papel das feiras na economia da referida região; investigar as principais atividades econômicas desenvolvidas no Interior Sul de Portugal. Para tanto, centra-se numa investigação histórica e da realidade atual, buscando um maior entendimento da noção de industrialização, comércio, feira e serviços, a partir da construção de um referencial teórico a respeito do tema proposto e das constatações empíricas feitas na área de estudo. Pode-se dizer que o Interior Sul de Portugal, possui cidades de destaques, tornando-se grandes centros econômicos dinâmicos relevantes, com um crescimento visto não somente nas próprias cidades como na região ao seu entorno. Trilhando por este caminho, cita-se a cidade de Beja (localizada no Baixo Alentejo na região Alentejo) que de forma direta ou indireta influencia a sub-região e interior a qual pertence.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.