Por uma Geografia para a vida: o trabalho com projetos como caminho para a autonomia de estudantes na escola básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.255073

Palavras-chave:

Geografia para a vida, autonomia, projetos, escola básica.

Resumo

O mundo atual está marcado por intensas transformações caracterizadas pelos novos contextos tecnológicos, científicos e pela informação rápida e atualizada. Neste mesmo contexto se encontra a educação formal, buscando caminhos que possam garantir aprendizagem significativa e formação integral dos sujeitos. Entretanto, as escolas ainda divergem desses novos tempos. O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância do trabalho com projetos contextualizados nas aulas de Geografia para o desenvolvimento crítico e a construção da autonomia dos/as estudantes na escola básica, neste caso, trabalhos com metodologia científica. Considera-se aqui a reflexão sobre a prática docente da autora enquanto professora e orientadora de tais projetos. A educação não pode se isolar dos acontecimentos cotidianos, ela faz parte deles. As aulas de Geografia não podem perpetuar-se nos relatos enfadonhos e sem coerência dos(as) estudantes, ao contrário, precisam fazer sentido para suas vidas. A vida real não pode ficar do lado de fora das salas de aula, pois estão pulsando nos corpos e mentes dos que adentram estes espaços. O trabalho com projetos no contexto escolar demanda envolvimento, comportamento dialógico, autonomia e parceria entre professores(as) e estudantes. Apesar de lentos, esses caminhos precisam ser construídos e trilhados.

Biografia do Autor

Maria Ana Paula Freire da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1984-1988). Possui especialização me Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2006-2007). É mestranda do PPGECI - Programa de Pós -graduação em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE-FUNDAJ - Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco, iniciado em 2021.1, tendo como orientadora a professora doutora Gilvaneide Ferreira de Oliveira e coorientadora, a professora doutora Andréa Alice da Cunha Faria. A qualificação de Mestrado foi cadastrada pelo Programa no dia 31 de março de 2022, com o título: A pedagogia de projetos científicos na educação básica: construindo a autonomia de jovens dos anos finais do ensino fundamental. É professora da Rede pública Municipal de Educação do Recife há vinte e nove anos, onde exerce a função de Professora de Geografia do Ensino Fundamental Anos Finais, nesta função, vem desenvolvendo como orientadora, projetos pedagógicos e de metodologia científica. Os projetos orientados com base na metodologia científica, vem se destacando e recebendo credenciamentos e premiações, obtendo êxito nos âmbitos local (Recife-PE), regional (Fortaleza - CE), nacional (São Paulo -SP) e internacional (Credenciamento para Feiras no Chile, Peru, Estados Unidos e Colômbia). Além da experiência como turmas de Anos Finais, exerce a função técnica-pedagógica de formadora de professores desde o ano de 2011, atuando na EFER - Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire. Participa do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Docência e Questões Contemporâneas - GEEADC, sob a coordenação da professora Dra. Gilvaneide Ferreira de Oliveira. Integra a equipe do projeto de extensão intitulado ?Projeto INTERFACES: cotejando teorias e práticas educacionais no município de Vicência/PE? sob a coordenação da Prof. Dra Andréa Alice da Cunha Faria (DED/UFRPE). O projeto estava em andamento por via remota através da Plataforma Zoom desde junho/2020. O projeto INTERFACES foi concluído no ano de 2021, perfazendo uma carga horária de 160 horas. Como estudante de mestrado, integro o grupo de pesquisa: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire, sob a liderança da professora Drª Maria de Fátima Gomes da Silva. Bolsista - Apoio Técnico em Extensão no País - ATP-A no período de 6 (seis) meses, concedida para professor(a) orientadora pela Equipe de Coordenação de Bolsas ICJ CNPq/FEBRACE.

Gilvaneide Ferreira de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Pós-doutora em Docência Transdisciplinar pela UFRN (2019), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira/Portugal(2011); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(2000), Especialista em Gestão da Educação pela European Universit (2003), Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco(1988), Bacharelado em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco(1992), tendo cursado as cadeiras de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (1996). Atualmente é Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco no Departamento de Educação/área de Métodos e Técnicas de Ensino desde 2000 e Coordenadora do Núcleo de Estudos da Formação Docente e Prática Pedagógica/NEFOPP, sendo líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental, Docência e Questões contemporâneas/GEEADC e do Grupo a Interdisciplinaridade no Discurso de Paulo Freire UPE/UFRPE/FACIG, nos quais desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de formação de Professores, Profissionalidade e Identidade Docente, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Transdisciplinares, Infância, Juventude e Sexualidade na Escola, Currículo das Ciências Natureza e Educação Socioambiental. Na dimensão do ensino, stricto sensu, é professora permanente da Rede Nacional de Ensino (RENOEN) nível doutorado e do Programa de Pós Graduação em Educação, Culturas, e Identidades (PPGECI), nível Mestrado Acadêmico em Educação, área de concentração Processos Educativos, Culturas e Diversidades, no qual ministra as disciplinas: Seminários Inter e Transdisciplinares em Educação e a A interdisciplinaridade como processo inovador na formação de identidades; Na pós-graduação, lato sensu, ministra as disciplinas: Metodologia Científica, Metodologia da pesquisa qualitativa, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia e Didática do Ensino Superior e na graduação atua nas Licenciaturas Ciências Biológicas e Pedagogia. Realiza assessorias pedagógicas na área de formação continuada de professores; estruturação de políticas e proposta curriculares, projetos didáticos e formação de conceitos das Ciências da Natureza e Educação Socioambiental, contemplando os diferentes segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Fundamental, Médio, EJA) e no Ensino Superior. Como linha de pesquisa, atua na temática de Formação da profissionalidade e Identidade Docente, Práticas Pedagógicas Inovadoras, Formação de Conceitos em Ciências Biológicas, Educação Socioambiental, Infância, Juventude e Sexualidade. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Silva, M. A. P. F. da, & Oliveira, G. F. de. (2022). Por uma Geografia para a vida: o trabalho com projetos como caminho para a autonomia de estudantes na escola básica. Revista Rural & Urbano, 7(2), 143–160. https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.255073

Edição

Seção

Dossiê Manuel Correia de Andrade

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