A didática nas aulas de geografia envolvendo espaços rural e urbano
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.253487Schlagworte:
Didática, Geografia, Rural, UrbanoAbstract
O referente trabalho surge do intento de prática e discussão entre futuros professores de Geografia (graduandos da Universidade de Pernambuco – CMN) de como englobar a interação humana, entre os espaços rural e urbano sem distinção. Os problemas econômicos, sociais e ambientais estão presentes em todas as partes do mundo, embora a intensidade em que ocorrem não sejam as mesmas nos devidos lugares, mas aqui cabe o papel do professor de trabalhar o “existir” do aluno, podendo até levantar discussões acerca da inclusão, quando se fala de espaço rural e urbano. Pois atualmente é visível uma distinção desses espaços, que propõe uma desigualdade entre as pessoas e os lugares, mas na verdade são apenas um espaço em um único mundo globalizado. É nesta proposta, que o trabalho parte da discussão entre graduandos do curso de licenciatura em Geografia e é levado para a aplicação em sala de aula, em uma escola pública do município de Carpina-PE. Sendo assim, pode-se analisar os resultados a seguir.
Literaturhinweise
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2022.
CRUZ, P.M.F. Relação rural-urbana no contexto das novas ruralidades: uma aproximação teórica. In: Encontro nacional da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em planejamento urbano e regional, 17, 2019,Natal. Anais[...] Natal: ANPUR, 2019. p. 1-30.
ELIAS, D. Agronegócio globalizado e(re)estruturação urbano-regional. In: Encontro nacional da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em planejamento urbano e regional, 15, 2017, São Paulo. Anais [...] São Paulo: ANPUR, 2017. p. 1-16.
FRANCISCO, W.de Ce. "A economia do estado de Pernambuco". Brasil Escola, 2022. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-economia-estado-pernambuco.htm>. Acesso em:14 abr.2022.
JOLLIVET, M. Les metamorphoses dun rural incertain. In:M. Jollivet (Org.).Vers un rural postindustrial. Paris: L’ Harmattan, 1997. p. 351-371.
PÉREZ, E.C. Hacia una nueva visión de lo rural. In: GIARRACCA, Norma. (Org.). Una Nueva Ruralidad en América Latina?. Buenos Aires:Asdi/ Clacso, 2001. p.17-30.
PONTE, K.F.(Re) Pensando o Conceito do Rural. Revista NERA. São Paulo,v. 7, n. 4, p. 20–28, jan./jul. 2004.
SILVA, T.T.da. Documentos de identidade:uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VIEIRA, E; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino:O quê? Por quê? Como?.4ª Ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
WIRTH, L. O urbanismo como modo de vida.In:FORTUNA, Carlos(Org.).Cidade, Cultura e Globalização.Oeiras: CeltaEditora,1997. p. 45-66.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Maria Eduarda Souza Ribeiro

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.