Educação ambiental em plantas meidicinais sagradas: Uma experiência de ruralidade metropolitana

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DOI :

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.249036

Mots-clés :

Ética ambiental. Conservação. Mata Atlântica. Religiosidade.

Résumé

Este artigo sistematiza um processo de reflexão filosófica e científica de educação ambiental num contexto de expansão urbana em área de bioma Mata Atlântica, que se sobrepuja a culturas e modos de vida que estabelecem relações diretas com a natureza, aqui compreendida como ruralidades. Para tanto, parte-se de uma experiência de educação ambiental em escola no bairro Cajazeiras em Salvador-BA e norteia-se conceitualmente as reflexões pela perspectiva da ética ambiental para dialogar com pessoas e organizações não-governamentais ligados ao universo religioso e de políticas de conservação do ecossistema local. Algumas plantas reconhecidas como sagradas estão sendo dizimadas, seja pela ação desordenada da retirada de folhas e raízes, pelo desmatamento de áreas de Mata Atlântica para novos empreendimentos imobiliários, ou ainda redução de áreas verdes para abertura de estradas, a fim de contribuir com a mobilidade urbana. Discute-se a necessidade de uso e cultivo das plantas que ainda sobrevivem no local, para que a conservação ambiental seja efetiva na área urbana estudada.

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Publié-e

2021-04-30

Comment citer

Sales, A. D. (2021). Educação ambiental em plantas meidicinais sagradas: Uma experiência de ruralidade metropolitana. Revista Rural & Urbano, 6(1). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.249036

Numéro

Rubrique

Dossiê VI Sinarub

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