Assentamento Santa Catarina- PB: políticas públicas e a convivência com o semiárido
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.251244Mots-clés :
Políticas públicas, Desenvolvimento social, Assentamentos ruraisRésumé
Neste artigo é analisado o processo de construção e consolidação do território camponês do assentamento Santa Catarina, localizado no município de Monteiro - Paraíba. Nas reflexões apresentadas ao longo do texto partimos do entendimento de que a conquista da terra e as políticas públicas pautadas pela convivência com o semiárido são elementos fundamentais para a reprodução da vida das famílias camponesas. Do ponto de vista metodológico, foram utilizados diversos procedimentos como a pesquisa bibliográfica visando refletir, antes do contato direto com as famílias assentadas, as noções e entendimento teórico sobre a luta pela terra e o processo de construção de um território camponês, e trabalho de campo que compreendeu uma visita ao assentamento para aplicação de entrevistas com assentados no intuito compreender o processo de formação do assentamento, as formas de trabalho na terra, a produção, os níveis de organização e como as políticas públicas auxiliaram os assentados a permanecerem na terra. Constatamos que as formas de organização do assentamento e os resultados decorrentes das ações governamentais estão fortalecendo o desejo de permanência na terra e possibilitando a reprodução socioeconômica dos assentados e agregados.
Références
ANDRADE, F.L.de. QUEIROZ, P.V. M. Articulação no Semiárido Brasileiro-ASA e o seu Programa de Formação e Mobilização para Convivência com o Semiárido: ainfluência da ASA na construção de políticas públicas.In:Küster, A. e Marti, J. F. (Orgs).Políticas públicas para o semiárido:experiências e conquistas no Nordeste do Brasil.Fortaleza: Fundação Konrad Adenauer,2009.ASA,Articulação no Semiárido Brasileiro.Disponível em:https://www.asabrasil.org.br/mapatecnologias/. (Consulta: 25/10/2019)
GHEYI, Hans Raj et al (Org.). Recursos Hídricos em Regiões Semiáridas: estudos e aplicações. Disponível em:https://portal.insa.gov.br/images/acervolivros/Recursos%20H%C3%ADdricos%20em%20Regi%C3%B5es%20Semi%C3%A1ridas%20estudos%20e%20aplica%C3%A7%C3%B5es.pdf. (Consulta: 02/04/ 2019)de 2019.
INCRA, Relatório de Beneficiários do Programa de Reforma Agrária (PNRA).Disponível em: http://www.incra.gov.br/sites/default/files/uploads/reformaagraria/beneficiarios/rel_409-sr-18_pb_2.pdf.(Consulta: 09/09/2019)
MOREIRA, E.;TARGINO, I. Capítulos de Geografia Agrária da Paraíba. João Pessoa. Editora Universitária/UFPB, 1997.
SILVA, L.M.T. da. Terra de morada:diagnóstico sócio-cultural do assentamento Fazenda Santa Catarina, Monteiro. João Pessoa: Para’iwa, 1997.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Micaele de Assis da Silva, Nelcilene Lima da Silva 2021

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.