CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PARTICIPATIVA DA REDE BORBOREMA DE AGROECOLOGIA COMO PROMOTORA DE AUTONOMIA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO AGRESTE DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2018.241073Parole chiave:
Certificação participativa, Rede Borborema de AgroecologiaAbstract
O mercado dos orgânicos no Brasil para poder ser acessado é preciso que os agricultores certifiquem suas áreas de produção, através dos sistemas de avaliação de conformidade orgânica que são validados pelo MAPA. Os agricultores familiares do agreste paraibano no período de 2006 à 2012 certificavam seus lotes por meio da Certificação por auditoria, porém, resolveram migrar para o Sistema Participativo de Garantia, para isso fundaram a Rede Borborema de Agroecologia (RBA). Este trabalho tem como objetivo explicar a participação dos agricultores familiares junto ao processo de avaliação da conformidade orgânica e identificar as dificuldades enfrentadas e os avanços do processo de certificação participativa desta organização. Utilizamos como metodologia aplicação de questionário previamente estruturado com perguntas semiabertas, entrevistas abertas, participação em reuniões, registros fotográficos, conversas informais e análise documental da RBA. O processo de certificação orgânica participativa exige dedicação, assessoria técnica de maneira contínua, teve como resultado a protagonização dos agricultores familiares, incentivou a participação da juventude camponesa e vem promovendo a construção do conhecimento e autonomia dos agricultores envolvidos na RBA.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.