FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: CONTRIBUTO PARA A CONSTRUÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

  • Ivanilde Alves Monteiro Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) - Centro de Educação-CE, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Kátia Maria Ramos Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do DMTE do Centro de Educação -CE, da UFPE

Palavras-chave:

Formação, Identidade profissional, Docência universitária

Resumo

Adotando o pressuposto que, como sujeito sócio-cultural, o docente universitário constrói sua identidade a partir de inúmeras referências, entre outras, pela significação social da profissão bem como pelo sentido que tem em sua vida o ser docente universitário. O presente estudo aborda a nossa experiência em um curso de formação continuada didático-pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta perspectiva, a referida experiência vem ratificando que o processo de identificação é contigencial e está imbricado com a história desse profissional, com a forma como significa seu ser e seu fazer, que os saberes pessoais, escolares, pedagógicos e profissionais atuam como fontes geradoras de possíveis identificações e que a identidade profissional docente não é algo que pode ser adquirido de forma definitiva e externa, mas constitui-se num processo de reconstrução permanente, e em cada tempo e lugar são demandadas reconfigurações na identidade desse profissional. Palavras-chave: formação; identidade profissional, docencia universitaria

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Publicado

01-01-2013

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua