FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: CONTRIBUTO PARA A CONSTRUÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Keywords:
Formação, Identidade profissional, Docência universitáriaAbstract
Adotando o pressuposto que, como sujeito sócio-cultural, o docente universitário constrói sua identidade a partir de inúmeras referências, entre outras, pela significação social da profissão bem como pelo sentido que tem em sua vida o ser docente universitário. O presente estudo aborda a nossa experiência em um curso de formação continuada didático-pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta perspectiva, a referida experiência vem ratificando que o processo de identificação é contigencial e está imbricado com a história desse profissional, com a forma como significa seu ser e seu fazer, que os saberes pessoais, escolares, pedagógicos e profissionais atuam como fontes geradoras de possíveis identificações e que a identidade profissional docente não é algo que pode ser adquirido de forma definitiva e externa, mas constitui-se num processo de reconstrução permanente, e em cada tempo e lugar são demandadas reconfigurações na identidade desse profissional. Palavras-chave: formação; identidade profissional, docencia universitariaDownloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
