FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: CONTRIBUTO PARA A CONSTRUÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Mots-clés :
Formação, Identidade profissional, Docência universitáriaRésumé
Adotando o pressuposto que, como sujeito sócio-cultural, o docente universitário constrói sua identidade a partir de inúmeras referências, entre outras, pela significação social da profissão bem como pelo sentido que tem em sua vida o ser docente universitário. O presente estudo aborda a nossa experiência em um curso de formação continuada didático-pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta perspectiva, a referida experiência vem ratificando que o processo de identificação é contigencial e está imbricado com a história desse profissional, com a forma como significa seu ser e seu fazer, que os saberes pessoais, escolares, pedagógicos e profissionais atuam como fontes geradoras de possíveis identificações e que a identidade profissional docente não é algo que pode ser adquirido de forma definitiva e externa, mas constitui-se num processo de reconstrução permanente, e em cada tempo e lugar são demandadas reconfigurações na identidade desse profissional. Palavras-chave: formação; identidade profissional, docencia universitariaTéléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2016

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
