IDENTIDADE NEGRA: MARCAS DA EDUCAÇÃO E DA HISTÓRIA DE VIDA

Maria da Conceição dos Reis, Edilson Fernandes de Souza

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou responder como as pessoas negras doutoras do Brasil construíram sua identidade negra através da história de vida e das influências da educação. O objetivo geral deste estudo foi compreender o processo de construção da identidade negra através da história de vida e da educação de pessoas negras. A base teórica foi das configurações sociais de Norbert Elias. Os autores Kabengele Munanga e Paulo Freire ajudaram na compreensão das categorias identidade negra e educação. O caminho metodológico proporcionado pela história oral favoreceu o contato com as histórias de vida de pessoas negras doutoras do Brasil. As narrativas evidenciaram a pressuposição de que a configuração educacional dificilmente se relaciona de forma satisfatória com estas pessoas, tendo dificuldade de contribuir com o processo de construção da identidade negra.

 



Palavras-chave


Identidade Negra, Educação, História de Vida

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DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2014.22374

 

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