IDENTIDADE NEGRA: MARCAS DA EDUCAÇÃO E DA HISTÓRIA DE VIDA

Maria Conceição dos Reis, Edilson Fernandes Souza de Souza

Resumo


Resumo

 

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou responder como as pessoas negras doutoras do Brasil construíram sua identidade negra através da história de vida e das influências da educação. O objetivo geral deste estudo foi compreender o processo de construção da identidade negra através da história de vida e da educação de pessoas negras. A base teórica foi das configurações sociais de Norbert Elias. Os autores Kabengele Munanga e Paulo Freire ajudaram na compreensão das categorias identidade negra e educação. O caminho metodológico proporcionado pela história oral favoreceu o contato com as histórias de vida de pessoas negras doutoras do Brasil. As narrativas evidenciaram a pressuposição de que a configuração educacional dificilmente se relaciona de forma satisfatória com estas pessoas, tendo dificuldade de contribuir com o processo de construção da identidade negra.

 

Palavras-chave: Identidade Negra; Educação; História de Vida.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)