PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NEGROS NA SUPERAÇÃO DA HERENÇA COLONIAL, NOS CURRÍCULOS COLONIZADADOS DAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Michele Guerreiro Ferreira, Janssen Felipe Silva

Resumo


Resumo

 

Baseado nos Estudos Pós-Coloniais (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2005, 2011; ESCOBAR, 2003; WALSH, 2008) este texto versa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais, questionaa herança colonial presente nos currículos escolares e discute os processos de decolonialidadeprotagonizado pelos Movimentos Sociais Negros. Seus objetivos são: analisar a presença da herança colonial nos currículos escolares; destacar a participação dos Movimentos Sociais Negros na construção de políticas afirmativas no âmbito educacional; identificar as possibilidades abertas por tais políticas para a decolonização dos currículos.Por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004; VALA, 1990) procedemos àanálise documental da Lei nº 10.639/2003 e suas DCN (CNE/CP/2004). As análises evidenciam elementos que apontam a desobediência epistêmica para a superação do eurocentrismo nos currículos colonizados das escolas brasileiras destacando epistemologias outras para a promoção da educação das relações étnico-raciais.

 

Palavras-chave: Movimentos Sociais Negros. Currículos Colonizados. Política Curricular.


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Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)