ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA QUESTÃO POLÊMICA?

Luciana Matias Cavalcante

Resumo


 

O estudo propõe analisar as concepções de alfabetização e letramento dos professores na Educação Infantil, bem como avaliar suas práticas ao mediarem processos de compreensão/apropriação do sistema de escrita alfabética pela criança. Iniciamos refletindo sobre os eixos norteadores do currículo na Educação Infantil, em sequência questionamos o papel da linguagem no desenvolvimento da criança e, por fim, procuramos analisar os discursos e práticas das professoras na mediação do processo de alfabetização. A pesquisa que desenvolvemos encontra fundamento metodológico na pesquisa-ação, envolvendo os professores como colaboradores do estudo. Os resultados apontam para uma concepção ampla de alfabetização e práticas centradas principalmente no letramento, na construção do raciocínio lógico-matemático, na motricidade e na oralidade, aspectos do desenvolvimento infantil importantes para o percurso de alfabetização/letramento, mas que podem ser ampliados.


Palavras-chave


Alfabetização, Letramento, Educação Infantil

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DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2014.22387

                                                                                                   

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