ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA QUESTÃO POLÊMICA?

Luciana Matias Cavalcante

Resumo


 

O estudo propõe analisar as concepções de alfabetização e letramento dos professores na Educação Infantil, bem como avaliar suas práticas ao mediarem processos de compreensão/apropriação do sistema de escrita alfabética pela criança. Iniciamos refletindo sobre os eixos norteadores do currículo na Educação Infantil, em sequência questionamos o papel da linguagem no desenvolvimento da criança e, por fim, procuramos analisar os discursos e práticas das professoras na mediação do processo de alfabetização. A pesquisa que desenvolvemos encontra fundamento metodológico na pesquisa-ação, envolvendo os professores como colaboradores do estudo. Os resultados apontam para uma concepção ampla de alfabetização e práticas centradas principalmente no letramento, na construção do raciocínio lógico-matemático, na motricidade e na oralidade, aspectos do desenvolvimento infantil importantes para o percurso de alfabetização/letramento, mas que podem ser ampliados.


Palavras-chave


Alfabetização, Letramento, Educação Infantil

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ