ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA QUESTÃO POLÊMICA?

Autores

  • Luciana Matias Cavalcante Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Educação Infantil

Resumo

 

O estudo propõe analisar as concepções de alfabetização e letramento dos professores na Educação Infantil, bem como avaliar suas práticas ao mediarem processos de compreensão/apropriação do sistema de escrita alfabética pela criança. Iniciamos refletindo sobre os eixos norteadores do currículo na Educação Infantil, em sequência questionamos o papel da linguagem no desenvolvimento da criança e, por fim, procuramos analisar os discursos e práticas das professoras na mediação do processo de alfabetização. A pesquisa que desenvolvemos encontra fundamento metodológico na pesquisa-ação, envolvendo os professores como colaboradores do estudo. Os resultados apontam para uma concepção ampla de alfabetização e práticas centradas principalmente no letramento, na construção do raciocínio lógico-matemático, na motricidade e na oralidade, aspectos do desenvolvimento infantil importantes para o percurso de alfabetização/letramento, mas que podem ser ampliados.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Trad. de Lucie Didio. Brasília: Plano Editora, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: SEB/MEC, SEB, 2009.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Letramento e alfabetização: implicações para a educação infantil. In.: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 5-21.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.
KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In.: BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de crianças de 6 anos de idade. Brasília/FNDE: Estação gráfica, 2006. p. 13-23.

MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Alexsandro da. Consciência fonológica na Educação Infantil: desenvolvimento de habilidades metalinguísticas e aprendizado da escrita alfabética. In.: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 73-92.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

______. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In.: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. p. 54-67.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. Tradução José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKII, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua