ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA QUESTÃO POLÊMICA?
Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Educação InfantilResumo
O estudo propõe analisar as concepções de alfabetização e letramento dos professores na Educação Infantil, bem como avaliar suas práticas ao mediarem processos de compreensão/apropriação do sistema de escrita alfabética pela criança. Iniciamos refletindo sobre os eixos norteadores do currículo na Educação Infantil, em sequência questionamos o papel da linguagem no desenvolvimento da criança e, por fim, procuramos analisar os discursos e práticas das professoras na mediação do processo de alfabetização. A pesquisa que desenvolvemos encontra fundamento metodológico na pesquisa-ação, envolvendo os professores como colaboradores do estudo. Os resultados apontam para uma concepção ampla de alfabetização e práticas centradas principalmente no letramento, na construção do raciocínio lógico-matemático, na motricidade e na oralidade, aspectos do desenvolvimento infantil importantes para o percurso de alfabetização/letramento, mas que podem ser ampliados.
Referências
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Trad. de Lucie Didio. Brasília: Plano Editora, 2002.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: SEB/MEC, SEB, 2009.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Letramento e alfabetização: implicações para a educação infantil. In.: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 5-21.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.
KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In.: BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de crianças de 6 anos de idade. Brasília/FNDE: Estação gráfica, 2006. p. 13-23.
MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Alexsandro da. Consciência fonológica na Educação Infantil: desenvolvimento de habilidades metalinguísticas e aprendizado da escrita alfabética. In.: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 73-92.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
______. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In.: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. p. 54-67.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. Tradução José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKII, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
