RECORTE DISCURSIVO SOBRE UMA PRÁTICA SEDUTORA: CRIANÇAS, CONHECIMENTOS E AFETIVIDADE

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Aprendizagem, Afetividade

Resumo

Este trabalho apresenta resultados finais de uma pesquisa relacionada à dinâmica que se estabelece na relação professor - aluno - conhecimento. Investigou-se como, em situações de leitura e escrita, ocorridas nas dinâmicas interativas da sala de aula, os conhecimentos trabalhados afetavam as crianças e às mobilizavam cognitivamente à aprendizagem. Como pressupostos teóricos, recorreu-se à perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em Vigotski e colaboradores. Os dados da pesquisa apontam para a necessidade de se considerar que o afeto está presente em toda e qualquer ação humana, assim como no próprio conhecimento (afetividade do conhecimento), enquanto produção humana.

 

 

Referências

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2002.
FALABELO, R. N. O. A Indissociável inter-relação afetividade e cognição nos processos de leitura e escrita na educação de jovens e adultos. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2005.
FONTANA, R.; CRU. N. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
SAVIANI, D. Pedagogia hisórico-crítica; primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Asociados, 2000.
SILVA, Z. B. Negociações de Destino: a escola pública como espaço de constituição de jovens e professores. Campinas, SP: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2003. Dissertação de Mestrado.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2001.
VYGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
VIGOTSKI, L.S. A Formação Social da Mente. SP: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKI, L.S. A construção do Pensamento e da Linguagem. SP: Martins Fontes, 2000a.
VIGOTSKI, L. S. Manuscritos. In: CEDES. Campinas, SP, 2000b. N. 71.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1997, v. V.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Ed. Andes, 1975.
______. Psicologia e Educação na criança. Lisboa, Editorial Veja, 1979.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua