RECORTE DISCURSIVO SOBRE UMA PRÁTICA SEDUTORA: CRIANÇAS, CONHECIMENTOS E AFETIVIDADE

Lília Chistiane Vanzeler Viana, Raimundo N.O. Falabelo

Resumo


RESUMO

 

Este trabalho apresenta resultados finais de uma pesquisa relacionada à dinâmica que se estabelece na relação professor - aluno - conhecimento. Investigou-se como, em situações de leitura e escrita, ocorridas nas dinâmicas interativas da sala de aula, os conhecimentos trabalhados afetavam as crianças e às mobilizavam cognitivamente à aprendizagem. Como pressupostos teóricos, recorreu-se à perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em Vigotski e colaboradores. Os dados da pesquisa apontam para a necessidade de se considerar que o afeto está presente em toda e qualquer ação humana, assim como no próprio conhecimento (afetividade do conhecimento), enquanto produção humana.

 

Palavras chave: Leitura. Escrita. Aprendizagem. Afetividade.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

IRESIE-INSTITUTO DE INVESTIGACIONES SOBRE LA UNIVERSIDADE Y LA EDUCATION 

EDUBASE

Tópicos EduSEcacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)