RECORTE DISCURSIVO SOBRE UMA PRÁTICA SEDUTORA: CRIANÇAS, CONHECIMENTOS E AFETIVIDADE
Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Aprendizagem, AfetividadeResumo
Este trabalho apresenta resultados finais de uma pesquisa relacionada à dinâmica que se estabelece na relação professor - aluno - conhecimento. Investigou-se como, em situações de leitura e escrita, ocorridas nas dinâmicas interativas da sala de aula, os conhecimentos trabalhados afetavam as crianças e às mobilizavam cognitivamente à aprendizagem. Como pressupostos teóricos, recorreu-se à perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em Vigotski e colaboradores. Os dados da pesquisa apontam para a necessidade de se considerar que o afeto está presente em toda e qualquer ação humana, assim como no próprio conhecimento (afetividade do conhecimento), enquanto produção humana.
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2002.
FALABELO, R. N. O. A Indissociável inter-relação afetividade e cognição nos processos de leitura e escrita na educação de jovens e adultos. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2005.
FONTANA, R.; CRU. N. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
SAVIANI, D. Pedagogia hisórico-crítica; primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Asociados, 2000.
SILVA, Z. B. Negociações de Destino: a escola pública como espaço de constituição de jovens e professores. Campinas, SP: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2003. Dissertação de Mestrado.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2001.
VYGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
VIGOTSKI, L.S. A Formação Social da Mente. SP: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKI, L.S. A construção do Pensamento e da Linguagem. SP: Martins Fontes, 2000a.
VIGOTSKI, L. S. Manuscritos. In: CEDES. Campinas, SP, 2000b. N. 71.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1997, v. V.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Ed. Andes, 1975.
______. Psicologia e Educação na criança. Lisboa, Editorial Veja, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.




