RECORTE DISCURSIVO SOBRE UMA PRÁTICA SEDUTORA: CRIANÇAS, CONHECIMENTOS E AFETIVIDADE

Lília Christiane Vanzeler Viana, Raimundo N.O. Falabelo

Resumo


Este trabalho apresenta resultados finais de uma pesquisa relacionada à dinâmica que se estabelece na relação professor - aluno - conhecimento. Investigou-se como, em situações de leitura e escrita, ocorridas nas dinâmicas interativas da sala de aula, os conhecimentos trabalhados afetavam as crianças e às mobilizavam cognitivamente à aprendizagem. Como pressupostos teóricos, recorreu-se à perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em Vigotski e colaboradores. Os dados da pesquisa apontam para a necessidade de se considerar que o afeto está presente em toda e qualquer ação humana, assim como no próprio conhecimento (afetividade do conhecimento), enquanto produção humana.

 

 


Palavras-chave


Leitura, Escrita, Aprendizagem, Afetividade

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ