PRÁTICAS DOCENTES EM CLASSES DE EJA: UM OLHAR SOBRE AS VARIANTES LINGUÍSTICAS

Erica Bastos da Silva, Miguel Angel Garcia Bordas

Resumo


Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores da EJA na rede municipal da cidade de Salvador. O estudo buscou analisar como os professores dessa modalidade de ensino lidam com as variantes linguísticas em sala de aula e como acontece o processo de ensino e aprendizagem das convenções da língua portuguesa. Para isso foram analisadas observações em sala de aula e as interferências feitas pelas docentes no decorrer das atividades. Pautada em autores da linguística e sociolinguística como Bagno (2004), Bortoni Ricardo (2004), Cagliari (1997) pôde-se perceber o quanto é necessário o estudo sobre as interações em sala de aula e como é necessária a compreensão da linguagem do discente para possibilitar um aprendizado efetivo na Educação de jovens, adultos e idosos. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma melhor compreensão do tema abordado.

Palavras-chave: Variantes linguísticas, prática docente, ensino e aprendizagem.

 


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