O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Palavras-chave:

Educação infantil, Sistema de escrita alfabética, Alfabetização

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida com uma professora da Educação Infantil (crianças de 5 anos) no ano de 2010. Tivemos como objetivo investigar a prática desta, a fim de compreender como a docente organizava o ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Pretendemos, mais especificamente: identificar e analisar quais atividades a professora investigada dizia priorizar para que seus alunos refletissem sobre o Sistema de Escrita Alfabética; compreender a prática da professora, o cotidiano de sua sala de aula e entender por que a docente realizava determinada atividade, por que ela agia de tal forma. Dois procedimentos metodológicos foram utilizados: 1) entrevista semi-estruturada e observações participantes. Os dados aqui examinados evidenciam que a docente criava, em sala, suas próprias “teorias do que deve ser ensinado na educação infantil”, entre as quais encontramos várias similaridades, com um ensino envolvendo a reflexão sistemática sobre o SEA.

 

Referências

Referências
ALBUQUERQUE, E. B. C.; FERREIRA, A. T. B.; MORAIS, A. G. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? In: 28ª Reunião Nacional da ANPEd, 2005, Caxambu. Anais da 28ª Reunião Nacional da ANPEd, 2005, p. 1 – 19.
AQUINO, S. Comparando habilidades de leitura e escrita em crianças alfabetizadas com diferentes metodologias. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
BAPTISTA, M. C. Crianças menores de sete anos, aprendizagem da linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. Brasília, DF, 2009. P. 13-25.
BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, A. C. P; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. cap. 1, 13-31.
BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. Entrando na roda: as histórias na Educação Infantil. In: BRANDÃO, A. C. P; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. cap. 1, 33-52.
GIRÃO, F.; e BRANDÃO, A. C. P. Ditando e escrevendo: a produção de textos na educação infantil. In: BRANDÃO, A. C. P; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. cap. 1, 117-138.
CABRAL, C. S. P. O que pensam e fazem duas professoras de alfabetização e o que os seus alunos aprendem? 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.
GOIGOUX, R. Analyser l’activé d’enseignement de La lecture: une monographie. Revue Française de Pedagogie, Paris, 138: 125-134, 2002.
LEITE, T. M. S. B. R. Alfabetização - Consciência fonológica e Psicogênese da Escrita: um ponto de intercessão. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Novos livros de alfabetização: dificuldades em inovar o ensino do sistema de escrita alfabética. In: VAL, M. G. C.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1.
_______________. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isto tem para a alfabetização? In: Morais, Artur; Albuquerque, Eliana; Leal, Telma. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005b.
______________. Como eu ensino: Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: editora melhoramentos, 2012.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, pp. 9-55.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua