O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral

Resumo


RESUMO

A pesquisa foi desenvolvida com uma professora da Educação Infantil (crianças de 5 anos) no ano de 2010. Tivemos como objetivo investigar a prática desta, a fim de compreender como a docente organizava o ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Pretendemos, mais especificamente: identificar e analisar quais atividades a professora investigada dizia priorizar para que seus alunos refletissem sobre o Sistema de Escrita Alfabética; compreender a prática da professora, o cotidiano de sua sala de aula e entender por que a docente realizava determinada atividade, por que ela agia de tal forma. Dois procedimentos metodológicos foram utilizados: 1) entrevista semi-estruturada e observações participantes. Os dados aqui examinados evidenciam que a docente criava, em sala, suas próprias “teorias do que deve ser ensinado na educação infantil”, entre as quais encontramos várias similaridades, com um ensino envolvendo a reflexão sistemática sobre o SEA.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil, Sistema de escrita alfabética, alfabetização.


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Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)