O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palabras clave:
Educação infantil, Sistema de escrita alfabética, AlfabetizaçãoResumen
A pesquisa foi desenvolvida com uma professora da Educação Infantil (crianças de 5 anos) no ano de 2010. Tivemos como objetivo investigar a prática desta, a fim de compreender como a docente organizava o ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Pretendemos, mais especificamente: identificar e analisar quais atividades a professora investigada dizia priorizar para que seus alunos refletissem sobre o Sistema de Escrita Alfabética; compreender a prática da professora, o cotidiano de sua sala de aula e entender por que a docente realizava determinada atividade, por que ela agia de tal forma. Dois procedimentos metodológicos foram utilizados: 1) entrevista semi-estruturada e observações participantes. Os dados aqui examinados evidenciam que a docente criava, em sala, suas próprias “teorias do que deve ser ensinado na educação infantil”, entre as quais encontramos várias similaridades, com um ensino envolvendo a reflexão sistemática sobre o SEA.
Citas
ALBUQUERQUE, E. B. C.; FERREIRA, A. T. B.; MORAIS, A. G. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? In: 28ª Reunião Nacional da ANPEd, 2005, Caxambu. Anais da 28ª Reunião Nacional da ANPEd, 2005, p. 1 – 19.
AQUINO, S. Comparando habilidades de leitura e escrita em crianças alfabetizadas com diferentes metodologias. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
BAPTISTA, M. C. Crianças menores de sete anos, aprendizagem da linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. Brasília, DF, 2009. P. 13-25.
BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, A. C. P; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. cap. 1, 13-31.
BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. Entrando na roda: as histórias na Educação Infantil. In: BRANDÃO, A. C. P; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. cap. 1, 33-52.
GIRÃO, F.; e BRANDÃO, A. C. P. Ditando e escrevendo: a produção de textos na educação infantil. In: BRANDÃO, A. C. P; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. cap. 1, 117-138.
CABRAL, C. S. P. O que pensam e fazem duas professoras de alfabetização e o que os seus alunos aprendem? 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.
GOIGOUX, R. Analyser l’activé d’enseignement de La lecture: une monographie. Revue Française de Pedagogie, Paris, 138: 125-134, 2002.
LEITE, T. M. S. B. R. Alfabetização - Consciência fonológica e Psicogênese da Escrita: um ponto de intercessão. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Novos livros de alfabetização: dificuldades em inovar o ensino do sistema de escrita alfabética. In: VAL, M. G. C.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1.
_______________. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isto tem para a alfabetização? In: Morais, Artur; Albuquerque, Eliana; Leal, Telma. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005b.
______________. Como eu ensino: Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: editora melhoramentos, 2012.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, pp. 9-55.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
