PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO/INSTITUTO IMBORÉS: SEXTA ETAPA

Denise Aparecida Brito Barreto, Ester Maria de Figueiredo Souza

Resumo


O Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) é uma política pública que objetiva atender um contingente populacional analfabeto, a fim de erradicar o analfabetismo neste Estado e garantir a alfabetização inicial e inclusão escolar. Nesse programa, encontram-se como sujeitos de suas ações os formadores, coordenadores de turmas, intérpretes de libras e alfabetizadores e os estudantes, conforme proposta do programa. Os estudos realizados para a concretização deste trabalho exigiram reflexões a respeito de práticas de leitura e escrita que deveriam ser trabalhadas para, realmente, garantir a efetividade da aprendizagem dessas práticas, atividades essas transformadoras e primordiais para o desenvolvimento educacional de todo educando. Como recorte deste estudo serão apresentados resultados alcançados na formação realizada pelo programa TOPA/ Secretaria de Educação/ Instituto Imborés, no ano de 2013, e que corresponde a sexta etapa do programa realizado em setenta e sete (77) municípios do Estado da Bahia. As análises aqui apresentadas, a partir das práticas e produção de conhecimentos dos setenta e seis formadores envolvidos, foram realizadas através dos resultados obtidos pelo trabalho ocorrido nesses municípios, através do Instituto Imborés, entidade parceira no desenvolvimento do Programa. A pesquisa exploratória foi escolhida para orientar o estudo e seus resultados revelam que as práticas de leitura e da escrita são constituidoras da natureza autônoma dos processos de alfabetização realizados nas dinâmicas entre os sujeitos na sala de aula, oferecendo-lhes condições para adquirir atitudes e enfrentar os desafios que serão apresentados no seu cotidiano.


Palavras-chave


Alfabetização, Autonomia, Práticas de ensino

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DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2015.22408

                                                                                                   

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