PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO/INSTITUTO IMBORÉS: SEXTA ETAPA
Palabras clave:
Alfabetização, Autonomia, Práticas de ensinoResumen
O Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) é uma política pública que objetiva atender um contingente populacional analfabeto, a fim de erradicar o analfabetismo neste Estado e garantir a alfabetização inicial e inclusão escolar. Nesse programa, encontram-se como sujeitos de suas ações os formadores, coordenadores de turmas, intérpretes de libras e alfabetizadores e os estudantes, conforme proposta do programa. Os estudos realizados para a concretização deste trabalho exigiram reflexões a respeito de práticas de leitura e escrita que deveriam ser trabalhadas para, realmente, garantir a efetividade da aprendizagem dessas práticas, atividades essas transformadoras e primordiais para o desenvolvimento educacional de todo educando. Como recorte deste estudo serão apresentados resultados alcançados na formação realizada pelo programa TOPA/ Secretaria de Educação/ Instituto Imborés, no ano de 2013, e que corresponde a sexta etapa do programa realizado em setenta e sete (77) municípios do Estado da Bahia. As análises aqui apresentadas, a partir das práticas e produção de conhecimentos dos setenta e seis formadores envolvidos, foram realizadas através dos resultados obtidos pelo trabalho ocorrido nesses municípios, através do Instituto Imborés, entidade parceira no desenvolvimento do Programa. A pesquisa exploratória foi escolhida para orientar o estudo e seus resultados revelam que as práticas de leitura e da escrita são constituidoras da natureza autônoma dos processos de alfabetização realizados nas dinâmicas entre os sujeitos na sala de aula, oferecendo-lhes condições para adquirir atitudes e enfrentar os desafios que serão apresentados no seu cotidiano.
Citas
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CASTANHO, Maria Eugênia Os objetivos educacionais. In. VEIGA, Ilma P. Alencastro (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1996. p. 53-64.
CONTRERAS, Domingo José. A autonomia da classe docente. Portugal: Porto, 2003
CUNHA, Maria Isabel; LEITE, Denise. Relação ensino e pesquisa. In: ALENCASTRO, Ilma Veiga (org.). Didática. O ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.
DE VARGAS, S. M.; FÁVERO, O.; RUMMERT, S. M. Formação de profissionais para a educação para jovens e adultos trabalhadores. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 30, p. 39-49, 2005.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 9. ed. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FUSARI, José Cerchi. (org.). O professor de 1 ° grau: trabalho e formação. São Paulo: Loyola, 1990.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2005.
GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.3, p.20-29, maio/jun.1995.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt; SOUZA, Jussara Vieira; et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 1995.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. Brasileira de Educação, v.12, n.34, p 7-16 , abr. 2007.
SANTOS, Boaventura Sousa. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, 1999.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 13. ed. São Paulo: Ática, 1995.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.