PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO/INSTITUTO IMBORÉS: SEXTA ETAPA
Keywords:
Alfabetização, Autonomia, Práticas de ensinoAbstract
O Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) é uma política pública que objetiva atender um contingente populacional analfabeto, a fim de erradicar o analfabetismo neste Estado e garantir a alfabetização inicial e inclusão escolar. Nesse programa, encontram-se como sujeitos de suas ações os formadores, coordenadores de turmas, intérpretes de libras e alfabetizadores e os estudantes, conforme proposta do programa. Os estudos realizados para a concretização deste trabalho exigiram reflexões a respeito de práticas de leitura e escrita que deveriam ser trabalhadas para, realmente, garantir a efetividade da aprendizagem dessas práticas, atividades essas transformadoras e primordiais para o desenvolvimento educacional de todo educando. Como recorte deste estudo serão apresentados resultados alcançados na formação realizada pelo programa TOPA/ Secretaria de Educação/ Instituto Imborés, no ano de 2013, e que corresponde a sexta etapa do programa realizado em setenta e sete (77) municípios do Estado da Bahia. As análises aqui apresentadas, a partir das práticas e produção de conhecimentos dos setenta e seis formadores envolvidos, foram realizadas através dos resultados obtidos pelo trabalho ocorrido nesses municípios, através do Instituto Imborés, entidade parceira no desenvolvimento do Programa. A pesquisa exploratória foi escolhida para orientar o estudo e seus resultados revelam que as práticas de leitura e da escrita são constituidoras da natureza autônoma dos processos de alfabetização realizados nas dinâmicas entre os sujeitos na sala de aula, oferecendo-lhes condições para adquirir atitudes e enfrentar os desafios que serão apresentados no seu cotidiano.
References
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CASTANHO, Maria Eugênia Os objetivos educacionais. In. VEIGA, Ilma P. Alencastro (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1996. p. 53-64.
CONTRERAS, Domingo José. A autonomia da classe docente. Portugal: Porto, 2003
CUNHA, Maria Isabel; LEITE, Denise. Relação ensino e pesquisa. In: ALENCASTRO, Ilma Veiga (org.). Didática. O ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.
DE VARGAS, S. M.; FÁVERO, O.; RUMMERT, S. M. Formação de profissionais para a educação para jovens e adultos trabalhadores. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 30, p. 39-49, 2005.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 9. ed. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FUSARI, José Cerchi. (org.). O professor de 1 ° grau: trabalho e formação. São Paulo: Loyola, 1990.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2005.
GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.3, p.20-29, maio/jun.1995.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt; SOUZA, Jussara Vieira; et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 1995.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. Brasileira de Educação, v.12, n.34, p 7-16 , abr. 2007.
SANTOS, Boaventura Sousa. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, 1999.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 13. ed. São Paulo: Ática, 1995.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.