E O ROMANESTHÀN VAI À ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS CIGANAS

Flávio José de Oliveira Silva, Marlúcia de Meneses Paiva

Resumo


Este trabalho estuda as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon no Rio Grande do Norte, e os desafios de educar sujeitos nômades no cotidiano escolar. De natureza qualitativa, a pesquisa se insere no campo da História da Educação ao evidenciar um fenômeno social, cultural e educativo, com centralidade teórica na História Cultural. Como técnica de pesquisa optamos pela observação participante, com utilização de filmagens, fotografias, entrevistas, documentos pessoais, publicações de circulação nacional e internacional. Até o século XX, o tema da diversidade cultural esteve ausente das salas de aula e novos estudos evidenciam que a escola pode reforçar as tradicionais assimetrias raciais presentes na sociedade e atuar como difusora do preconceito e da discriminação. O trabalho tem sua relevância em proporcionar reflexões acerca dos desafios de vivenciar no espaço da escola, questões relativas à diversidade cultural, bem como ao trabalho educativo com Ciganos que historicamente estiveram excluídos das salas de aula do nosso país.


Palavras-chave


Diversidade étnica, Ciganos, Práticas culturais, Cultura escolar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2015.22410

                                                                                                   

                                               A revista utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/


                                                                                                    BUSCADORES

                                                                                                  

 

                                                                                                    INDEXADORES

 
                                                 
                                                               

_____________________________________________________________________________________________________________________