E O ROMANESTHÀN VAI À ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS CIGANAS
Mots-clés :
Diversidade étnica, Ciganos, Práticas culturais, Cultura escolarRésumé
Este trabalho estuda as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon no Rio Grande do Norte, e os desafios de educar sujeitos nômades no cotidiano escolar. De natureza qualitativa, a pesquisa se insere no campo da História da Educação ao evidenciar um fenômeno social, cultural e educativo, com centralidade teórica na História Cultural. Como técnica de pesquisa optamos pela observação participante, com utilização de filmagens, fotografias, entrevistas, documentos pessoais, publicações de circulação nacional e internacional. Até o século XX, o tema da diversidade cultural esteve ausente das salas de aula e novos estudos evidenciam que a escola pode reforçar as tradicionais assimetrias raciais presentes na sociedade e atuar como difusora do preconceito e da discriminação. O trabalho tem sua relevância em proporcionar reflexões acerca dos desafios de vivenciar no espaço da escola, questões relativas à diversidade cultural, bem como ao trabalho educativo com Ciganos que historicamente estiveram excluídos das salas de aula do nosso país.
Références
BRASIL. MEC/SECADI. DOU de 17/05/2012 (nº 95, Seção 1, pág. 14) Define as Diretrizes Operacionais para matrículas de pessoas em situação de Itinerância.
BURKE, Peter (org.) A Escrita da História. São Paulo. UNESP, 1998. CADAU, Vera. (Org.) Diferenças Culturais e Educação: Construindo caminhos.Rio de Janeiro, 7Letras, 2011.
CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CHAGAS, Francisco das. Florânia, janeiro de 2000. Entrevista concedida ao pesquisador Flávio José de Oliveira Silva. COSTA, Eliza Maria Lopes. Ciganos em terras brasileiras. Revista de História da Biblioteca Nacional. ano 2, n l4. nov. 2006.
DANTAS, Terezinha. Janeiro de 1999. Entrevista concedida ao pesquisador Flávio José de Oliveira Silva.
Tópicos Educacionais, Recife, n.1, jan/jun. 2015. 187
FALAS e Relatórios dos Presidentes da Província do Rio Grande do Norte – 1830 a 1873. Fundação Guimarães Duque. Coleção O Mossoroense. n. 4, abril de 2001.
FAZITO, Dimitri de Almeida Resende. Transnacionalismo e etnicidade. A construção simbólica do Romanesthàn (Nação Cigana). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. BH, 2000.
FERRARI, Florência. O mundo passa. Uma etnografia dos Calon. Tese. Departamento de Antropologia Social. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
FERREIRA, Maria Ondina Vieira. Identidade Étnica, condição marginal e papel da educação escolar na perspectiva dos ciganos espanhóis. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, v.5, n.2, p.46-59. 1999.
GALVÃO, A. M.O.L., Eliene Maria Teixeira. Território Plural: a pesquisa em história da educação. 1.ed. São Paulo: Ática, 2010.
G.L. Natal, agosto de 2013. Entrevista concedida ao pesquisador Flávio José de Oliveira Silva.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p. 9-43, Jan./Jun. 2001.
MACEDO, Oswaldo. Ciganos: natureza e cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
MARTINEZ, Nicole. Os ciganos. Campinas, SP: Papirus, 1989.
MINAYO, M.C. Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa Quantitativa em saúde. 10. ed. S.Paulo: Hucitec. 2007.
MOONEM, Frans. Ciganos Calon no sertão da Paraíba. João Pessoa: UFPB, 1994.
188 Centro de Educação | Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
NERY, Inalva Bezerra. Os ciganos e a Exclusão Social no Brasil. [S.l: s.n, 1998?]
PABANÓ, F.M. Historia y Costumbres de los Gitanos. Extramurus Ediçión. Sevilla. España, 2007.
RODRIGUEZ, Sergio. Gitanidad. Outra manera de ver el mundo. Barcelona, Espanha: Kairós, 2011.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade. P.Alegre, RS: A.Médicas, 1998.
SILVA, Flávio J. O. Das tendas às telhas: A educação escolar das crianças ciganas da Praça Calon-Florânia/RN. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
TEIXEIRA. Rodrigo Corrêa. História dos ciganos no Brasil. Núcleo de Estudos Ciganos. Recife, 2000. Disponível em: www.dhnet.org.br/direitos/sos/ciganos/ciganos02.html> Acesso em: 09 jan. 2012.
VEYNE. Paul. Como se escreve a História. Brasília: UNB, 1982. V.S. Currais Novos, 2010. Entrevista concedida ao pesquisador Flávio José de Oliveira Silva.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2016

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.




