E O ROMANESTHÀN VAI À ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS CIGANAS
Palabras clave:
Diversidade étnica, Ciganos, Práticas culturais, Cultura escolarResumen
Este trabalho estuda as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon no Rio Grande do Norte, e os desafios de educar sujeitos nômades no cotidiano escolar. De natureza qualitativa, a pesquisa se insere no campo da História da Educação ao evidenciar um fenômeno social, cultural e educativo, com centralidade teórica na História Cultural. Como técnica de pesquisa optamos pela observação participante, com utilização de filmagens, fotografias, entrevistas, documentos pessoais, publicações de circulação nacional e internacional. Até o século XX, o tema da diversidade cultural esteve ausente das salas de aula e novos estudos evidenciam que a escola pode reforçar as tradicionais assimetrias raciais presentes na sociedade e atuar como difusora do preconceito e da discriminação. O trabalho tem sua relevância em proporcionar reflexões acerca dos desafios de vivenciar no espaço da escola, questões relativas à diversidade cultural, bem como ao trabalho educativo com Ciganos que historicamente estiveram excluídos das salas de aula do nosso país.
Citas
BRASIL. MEC/SECADI. DOU de 17/05/2012 (nº 95, Seção 1, pág. 14) Define as Diretrizes Operacionais para matrículas de pessoas em situação de Itinerância.
BURKE, Peter (org.) A Escrita da História. São Paulo. UNESP, 1998. CADAU, Vera. (Org.) Diferenças Culturais e Educação: Construindo caminhos.Rio de Janeiro, 7Letras, 2011.
CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CHAGAS, Francisco das. Florânia, janeiro de 2000. Entrevista concedida ao pesquisador Flávio José de Oliveira Silva. COSTA, Eliza Maria Lopes. Ciganos em terras brasileiras. Revista de História da Biblioteca Nacional. ano 2, n l4. nov. 2006.
DANTAS, Terezinha. Janeiro de 1999. Entrevista concedida ao pesquisador Flávio José de Oliveira Silva.
Tópicos Educacionais, Recife, n.1, jan/jun. 2015. 187
FALAS e Relatórios dos Presidentes da Província do Rio Grande do Norte – 1830 a 1873. Fundação Guimarães Duque. Coleção O Mossoroense. n. 4, abril de 2001.
FAZITO, Dimitri de Almeida Resende. Transnacionalismo e etnicidade. A construção simbólica do Romanesthàn (Nação Cigana). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. BH, 2000.
FERRARI, Florência. O mundo passa. Uma etnografia dos Calon. Tese. Departamento de Antropologia Social. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
FERREIRA, Maria Ondina Vieira. Identidade Étnica, condição marginal e papel da educação escolar na perspectiva dos ciganos espanhóis. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, v.5, n.2, p.46-59. 1999.
GALVÃO, A. M.O.L., Eliene Maria Teixeira. Território Plural: a pesquisa em história da educação. 1.ed. São Paulo: Ática, 2010.
G.L. Natal, agosto de 2013. Entrevista concedida ao pesquisador Flávio José de Oliveira Silva.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p. 9-43, Jan./Jun. 2001.
MACEDO, Oswaldo. Ciganos: natureza e cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
MARTINEZ, Nicole. Os ciganos. Campinas, SP: Papirus, 1989.
MINAYO, M.C. Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa Quantitativa em saúde. 10. ed. S.Paulo: Hucitec. 2007.
MOONEM, Frans. Ciganos Calon no sertão da Paraíba. João Pessoa: UFPB, 1994.
188 Centro de Educação | Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
NERY, Inalva Bezerra. Os ciganos e a Exclusão Social no Brasil. [S.l: s.n, 1998?]
PABANÓ, F.M. Historia y Costumbres de los Gitanos. Extramurus Ediçión. Sevilla. España, 2007.
RODRIGUEZ, Sergio. Gitanidad. Outra manera de ver el mundo. Barcelona, Espanha: Kairós, 2011.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade. P.Alegre, RS: A.Médicas, 1998.
SILVA, Flávio J. O. Das tendas às telhas: A educação escolar das crianças ciganas da Praça Calon-Florânia/RN. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
TEIXEIRA. Rodrigo Corrêa. História dos ciganos no Brasil. Núcleo de Estudos Ciganos. Recife, 2000. Disponível em: www.dhnet.org.br/direitos/sos/ciganos/ciganos02.html> Acesso em: 09 jan. 2012.
VEYNE. Paul. Como se escreve a História. Brasília: UNB, 1982. V.S. Currais Novos, 2010. Entrevista concedida ao pesquisador Flávio José de Oliveira Silva.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.




