PROFESSORES E GRADUANDOS DE PEDAGOGIA VALORIZAM E VIVENCIAM PROCESSOS INVESTIGATIVOS?

Gilda Lisbôa Guimarães, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Resumo


RESUMO Gilda Lisbôa Guimarães2 Rute Elizabete de Souza Rosa Borba3 Este estudo baseou-se no pressuposto que a pesquisa em sala de aula é indispensável na formação e prática de professores e avaliou as implicações deste pressuposto no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Numa primeira investigação, foram levantadas as concepções de professores e graduandos sobre o papel da pesquisa na formação em Pedagogia e, numa segunda, investigou-se como se pode incentivar graduandos a pesquisarem o ensino-aprendizagem na educação básica. Observou-se que a pesquisa é valorizada mas nem sempre estimulada na graduação em Pedagogia e que o engajamento em pesquisas é essencial à formação de professores reflexivos e investigativos. Palavras-chave: Formação de professores - professor pesquisador - concepções e práticas de pesquisa.

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