PROFESSORES E GRADUANDOS DE PEDAGOGIA VALORIZAM E VIVENCIAM PROCESSOS INVESTIGATIVOS?

Gilda Lisbôa Guimarães, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Resumo


Este estudo baseou-se no pressuposto que a pesquisa em sala de aula é indispensável na formação e prática de professores e avaliou as implicações deste pressuposto no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Numa primeira investigação, foram levantadas as concepções de professores e graduandos sobre o papel da pesquisa na formação em Pedagogia e, numa segunda, investigou-se como se pode incentivar graduandos a pesquisarem o ensino-aprendizagem na educação básica. Observou-se que a pesquisa é valorizada mas nem sempre estimulada na graduação em Pedagogia e que o engajamento em pesquisas é essencial à formação de professores reflexivos e investigativos.

Palavras-chave


Formação de professores, Professor Pesquisador, Concepções e práticas de pesquisa

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ