PROFESSORES E GRADUANDOS DE PEDAGOGIA VALORIZAM E VIVENCIAM PROCESSOS INVESTIGATIVOS?
Mots-clés :
Formação de professores, Professor Pesquisador, Concepções e práticas de pesquisaRésumé
Este estudo baseou-se no pressuposto que a pesquisa em sala de aula é indispensável na formação e prática de professores e avaliou as implicações deste pressuposto no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Numa primeira investigação, foram levantadas as concepções de professores e graduandos sobre o papel da pesquisa na formação em Pedagogia e, numa segunda, investigou-se como se pode incentivar graduandos a pesquisarem o ensino-aprendizagem na educação básica. Observou-se que a pesquisa é valorizada mas nem sempre estimulada na graduação em Pedagogia e que o engajamento em pesquisas é essencial à formação de professores reflexivos e investigativos.Références
ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na pratica dos
professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.
BEILLEROT, J. A "pesquisa": esboço de uma análise. ln: O papel da
pesquisa na formação e na prática dos pesquisadores, Campinas, SP:
Papirus, 2001.
BÉLAIR, L. Formação para a complexidade do ofício de professor. ln:
PAQUA Y, L., PERRENOUD, P., AL TET, M., CHARLIER, É. Formando
professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto
Alegre: Artmed Editora, 2001.
COCHRAN-SMITH, M.; L YfLE, S. The teacher research movement: a
decade later. Educational Researcher, Vol. 28, Nº.7, 1999, p. 15-25.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes para a
Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de
Nível Superior, CNE/CP nº 9, 2001.
ESTEBAN, M. e ZACCUR, E. A pesquisa como eixo de formação docente.
Professora-pesquisadora. Uma práxis em construção. Rio de Janeiro:
DP&A, 2002.
Tóp. Educ., Recife, v. 17, n"' 1-3, p. 61-90, 2007
Prf:!féssores e Graduando de Pedagogia Valorizam 89
FAZENDA, I. A Pesquisa como Instrumentalização da Prática
Pedagógica. ln: Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. São Paulo:
Cortez, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FREITAS, H. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e
dos estágios. Campinas, SP: Papirus, 1996.
LEAL, T.F.; GUIMARÃES, G.L. A formação continuada dos
professores e o processo de produção de texto na escola. Trabalho
apresentado no ENEXT, 2001.
LISTON, D. e ZEICHNER, K. (1991). Teacher Education and the social
conditions of schooling. Nova York: Routledge.
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. ln: O
papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 2ª edição,
Campinas: Papirus, 2002.
LÜDKE, M. O professor seu saber e sua pesquisa. Revista Educação e
Sociedade, nº 74, ano XXII, p.77-96. 2001.
MOROZ, M. Que profissional queremos formar? Questão desafiadora
para a universidade. ln: SEVERINO, A J.; FAZENDA, I.C.A (orgs).
Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas, Papiros, 2001.
PAQUAY, L. PERRENOUD, P. ALTET, M. CHARLIER, E. Formação
de professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto
Alegre: Artmed, 2001.
PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H.; BRUNHEIRA, L.; VARANDAS, J. M.;
FERREIRA, C. O trabalho do professor numa aula de investigação
matemática. Quadrante, 7(2), 1999, 41-70.
ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil. Petrópolis, Rj: Vozes,
1978.
WAGNER, V.M.P.S.; NASSER, L. e TINOCO, L. Formação inicial de
professor de matemática. Zetetiké, v.5, nº 7, Campinas, 1997, pp 37-49.
Tóp. Educ., Recife, v. 17, n05 1-3, p. 61-90, 2007
90 Gilda L1sbôa Guimarães e R11te E /1zabete de Souza Rosa Borbn
ZEICHNER, K. Formando professores reflexivos para uma educação
centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. Professorapesquisadora.
Uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
ZEICHNER, K. M. Para Além da Divisão entre Professor-Pesquisador
e Pesquisador Acadêmico. Cartas Cartográficas do Trabalho
Docente: Professor(a)-Pesquisador(a). Campinas-SP: Mercado das
Letras: Associação de Leitura Brasileira - ALB, 1998.
ZEICHNER, K.M Action research: personal renewal and social
reconstruction. Educational Action Research, vol 1(2), 1993,
ppl99-219.
ZEICHNER, K.M. Contradictions and tensions in the
professionalization of teaching and the democratization of schools.
Teacher College Record, 1991.
ZEICHNER, K.M. e LISTON, D.P. Reflective teaching: an
introduction. Mahwah, Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associate
Publishers, 1996.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2017

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.