PROFESSORES E GRADUANDOS DE PEDAGOGIA VALORIZAM E VIVENCIAM PROCESSOS INVESTIGATIVOS?
Palabras clave:
Formação de professores, Professor Pesquisador, Concepções e práticas de pesquisaResumen
Este estudo baseou-se no pressuposto que a pesquisa em sala de aula é indispensável na formação e prática de professores e avaliou as implicações deste pressuposto no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Numa primeira investigação, foram levantadas as concepções de professores e graduandos sobre o papel da pesquisa na formação em Pedagogia e, numa segunda, investigou-se como se pode incentivar graduandos a pesquisarem o ensino-aprendizagem na educação básica. Observou-se que a pesquisa é valorizada mas nem sempre estimulada na graduação em Pedagogia e que o engajamento em pesquisas é essencial à formação de professores reflexivos e investigativos.Citas
ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na pratica dos
professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.
BEILLEROT, J. A "pesquisa": esboço de uma análise. ln: O papel da
pesquisa na formação e na prática dos pesquisadores, Campinas, SP:
Papirus, 2001.
BÉLAIR, L. Formação para a complexidade do ofício de professor. ln:
PAQUA Y, L., PERRENOUD, P., AL TET, M., CHARLIER, É. Formando
professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto
Alegre: Artmed Editora, 2001.
COCHRAN-SMITH, M.; L YfLE, S. The teacher research movement: a
decade later. Educational Researcher, Vol. 28, Nº.7, 1999, p. 15-25.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes para a
Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de
Nível Superior, CNE/CP nº 9, 2001.
ESTEBAN, M. e ZACCUR, E. A pesquisa como eixo de formação docente.
Professora-pesquisadora. Uma práxis em construção. Rio de Janeiro:
DP&A, 2002.
Tóp. Educ., Recife, v. 17, n"' 1-3, p. 61-90, 2007
Prf:!féssores e Graduando de Pedagogia Valorizam 89
FAZENDA, I. A Pesquisa como Instrumentalização da Prática
Pedagógica. ln: Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. São Paulo:
Cortez, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FREITAS, H. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e
dos estágios. Campinas, SP: Papirus, 1996.
LEAL, T.F.; GUIMARÃES, G.L. A formação continuada dos
professores e o processo de produção de texto na escola. Trabalho
apresentado no ENEXT, 2001.
LISTON, D. e ZEICHNER, K. (1991). Teacher Education and the social
conditions of schooling. Nova York: Routledge.
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. ln: O
papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 2ª edição,
Campinas: Papirus, 2002.
LÜDKE, M. O professor seu saber e sua pesquisa. Revista Educação e
Sociedade, nº 74, ano XXII, p.77-96. 2001.
MOROZ, M. Que profissional queremos formar? Questão desafiadora
para a universidade. ln: SEVERINO, A J.; FAZENDA, I.C.A (orgs).
Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas, Papiros, 2001.
PAQUAY, L. PERRENOUD, P. ALTET, M. CHARLIER, E. Formação
de professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto
Alegre: Artmed, 2001.
PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H.; BRUNHEIRA, L.; VARANDAS, J. M.;
FERREIRA, C. O trabalho do professor numa aula de investigação
matemática. Quadrante, 7(2), 1999, 41-70.
ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil. Petrópolis, Rj: Vozes,
1978.
WAGNER, V.M.P.S.; NASSER, L. e TINOCO, L. Formação inicial de
professor de matemática. Zetetiké, v.5, nº 7, Campinas, 1997, pp 37-49.
Tóp. Educ., Recife, v. 17, n05 1-3, p. 61-90, 2007
90 Gilda L1sbôa Guimarães e R11te E /1zabete de Souza Rosa Borbn
ZEICHNER, K. Formando professores reflexivos para uma educação
centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. Professorapesquisadora.
Uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
ZEICHNER, K. M. Para Além da Divisão entre Professor-Pesquisador
e Pesquisador Acadêmico. Cartas Cartográficas do Trabalho
Docente: Professor(a)-Pesquisador(a). Campinas-SP: Mercado das
Letras: Associação de Leitura Brasileira - ALB, 1998.
ZEICHNER, K.M Action research: personal renewal and social
reconstruction. Educational Action Research, vol 1(2), 1993,
ppl99-219.
ZEICHNER, K.M. Contradictions and tensions in the
professionalization of teaching and the democratization of schools.
Teacher College Record, 1991.
ZEICHNER, K.M. e LISTON, D.P. Reflective teaching: an
introduction. Mahwah, Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associate
Publishers, 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.