Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem: estudo de caso com professoras cegas

Autores

  • Ana Karina Morais de Lira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Fábio J. Barbosa da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Fabíola Costa Leite Barros Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.243785

Palavras-chave:

Ensino a distância, Acessibilidade, Aprendizagem

Resumo

Apesar do crescente número de estudantes com deficiência visual no ensino superior, dificuldades de acesso a Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm impedido a participação plena de pessoas cegas em cursos a distância. AVA podem ser acessados pelo cego através do webvox ou leitores de tela como o Jaws, NVDA e ORCA, sendo que muitos conteúdos e ferramentas desses ambientes ainda não são acessíveis para esses usuários. Esta pesquisa busca identificar dificuldades enfrentadas por duas professoras cegas em curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), no qual se utilizou o AVA Teleduc. A partir de estudo de caso com as professoras, identificou-se que elas tem tido dificuldades para acessar, através do Jaws, as ferramentas: dinâmica do curso, atividades; material de apoio; leituras; enquetes; e portfólio. Na busca de soluções, reforça-se a importância da adoção de estratégias de acessibilidade conforme recomendadas pelos estudos.

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Publicado

18-03-2020

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua