Aquisição da escrita: análise de textos infantis pela via do interacionismo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.243787Palavras-chave:
Linguagem escrita, Interacionismo, Literatura infantil, Ensino-aprendizagemResumo
Considerando que a investigação sobre a aquisição da linguagem escrita merece uma atenção particular porque permite observar as etapas dessa iniciação e, por conseguinte, os fenômenos dessa aquisição, este trabalho tem como objetivo analisar a captura da criança pela linguagem. Para tanto partimos de questões já discutidas por autores filiados ao interacionismo em aquisição de linguagem quanto ao efeito do outro (semelhante) e do Outro (tesouro de significantes) no processo de aquisição da escrita, assim como o impossível da língua que irrompe na escrita da criança e causa estranhamento. Os resultados apontaram que a escrita inicial, por se tratar de um fato de linguagem, não está imune aos equívocos e deslocamentos da língua, pois a criança, no início do processo de aquisição de escrita, alienada aos textos do outro e submetida ao funcionamento da língua, tenta representar a fala na escrita.
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