A importância da alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244560Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Ensino de Ciências Naturais, Ensino FundamentalResumo
O presente artigo busca analisar a importância da alfabetização científica no ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se auxiliar na introdução e no desenvolvimento das aulas de Ciências Naturais enfatizando a relevância desse ensino para alfabetização científica. É fato que a formação dos professores constitui um fator de grande relevância no quadro de problemas percebidos no ensino de Ciências Naturais. Portanto, diante deste panorama complexo, almeja-se discutir essas questões para lançar um olhar reflexivo, visando a introdução de atividades experimentais no ensino de Ciências Naturais. A experimentação é fundamental quando se fala em aprendizagem de conceitos científicos, pois através das experiências a criança compreende e relaciona os conceitos teóricos aos práticos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997
CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do Ensino das Ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CAZELLI, S. (1992). Alfabetização científica e os museus interativos de ciência. Rio de Janeiro: Departamento de Educação PUC/RJ. Dissertação de Mestrado.
CERRI, Yara Lygia Nogueira Sáes; TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro. Crianças aprendem melhor por meio da experimentação? In:PAVÃO, A. C. e FREITAS, D. (org.). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências, Edufscar, São Carlos: EdUFSCar, 2011.
CORDEIRO, M; VITÓRIA, C. & HENRIQUE, M. Aulas com Experimentos Básicos – Um Fator Estimulante para o Ensino de Física. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Foz do Iguaçu, 2011. Anais. Foz do Iguaçu: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011.
CORTELLA, M. S. O que é a pergunta? 1.ed. São Paulo: Cortez, 2008
DELIZOICOV, D.; LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais.Ensaio.v.3,n.1,jun.2001.Disponívelem:http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/35/66 Acesso em 22 out. 2017
FERREIRO, Emilia. Com todas as Letras. 4º edição. São Paulo: Editora Cortez, 1993
FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Editora Atual, 1986.
GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2009.
LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da Aprendizagem. Tradução: Vera Magyar. 5ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LONGHINI, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p.241-253, 2008.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2000.
MARTINS, I. P.; PAIXÃO, M. de F. Perspectivas atuais ciência-tecnologia-sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
MORTIMER, E.F. E MACHADO, A.H., (2009). A Linguagem em uma Aula de Ciências, Presença Pedagógica, v.2, n.11, 49-57.
SOARES, M., (1998). Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica.
VASCONCELLOS, C. D. S. Planejamento: plano de ensino: aprendizagem e projeto educativo. 4.ed. São Paulo: Libertado, 1995.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.