A importância da alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244560Palabras clave:
Alfabetização Científica, Ensino de Ciências Naturais, Ensino FundamentalResumen
O presente artigo busca analisar a importância da alfabetização científica no ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se auxiliar na introdução e no desenvolvimento das aulas de Ciências Naturais enfatizando a relevância desse ensino para alfabetização científica. É fato que a formação dos professores constitui um fator de grande relevância no quadro de problemas percebidos no ensino de Ciências Naturais. Portanto, diante deste panorama complexo, almeja-se discutir essas questões para lançar um olhar reflexivo, visando a introdução de atividades experimentais no ensino de Ciências Naturais. A experimentação é fundamental quando se fala em aprendizagem de conceitos científicos, pois através das experiências a criança compreende e relaciona os conceitos teóricos aos práticos.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997
CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do Ensino das Ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CAZELLI, S. (1992). Alfabetização científica e os museus interativos de ciência. Rio de Janeiro: Departamento de Educação PUC/RJ. Dissertação de Mestrado.
CERRI, Yara Lygia Nogueira Sáes; TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro. Crianças aprendem melhor por meio da experimentação? In:PAVÃO, A. C. e FREITAS, D. (org.). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências, Edufscar, São Carlos: EdUFSCar, 2011.
CORDEIRO, M; VITÓRIA, C. & HENRIQUE, M. Aulas com Experimentos Básicos – Um Fator Estimulante para o Ensino de Física. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Foz do Iguaçu, 2011. Anais. Foz do Iguaçu: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011.
CORTELLA, M. S. O que é a pergunta? 1.ed. São Paulo: Cortez, 2008
DELIZOICOV, D.; LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais.Ensaio.v.3,n.1,jun.2001.Disponívelem:http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/35/66 Acesso em 22 out. 2017
FERREIRO, Emilia. Com todas as Letras. 4º edição. São Paulo: Editora Cortez, 1993
FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Editora Atual, 1986.
GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2009.
LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da Aprendizagem. Tradução: Vera Magyar. 5ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LONGHINI, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p.241-253, 2008.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2000.
MARTINS, I. P.; PAIXÃO, M. de F. Perspectivas atuais ciência-tecnologia-sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
MORTIMER, E.F. E MACHADO, A.H., (2009). A Linguagem em uma Aula de Ciências, Presença Pedagógica, v.2, n.11, 49-57.
SOARES, M., (1998). Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica.
VASCONCELLOS, C. D. S. Planejamento: plano de ensino: aprendizagem e projeto educativo. 4.ed. São Paulo: Libertado, 1995.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.