O caminho nada suave do letramento: uma análise de livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244563Palavras-chave:
Gêneros textuais, Livro didático, Ensino Fundamental, LetramentoResumo
Este artigo objetiva apresentar os resultados da análise de três livros didáticos de Língua Portuguesa do 2° ano do Ensino Fundamental, investigando como e se ocorrem as atividades que envolvam o uso social da escrita. Com o advento do termo Letramento, os livros didáticos das séries iniciais, que antes detinham-se apenas nas questões relacionadas à alfabetização, passam a ter a preocupação de que o educando faça o uso social da escrita. A aprendizagem da língua materna é facilitada quando se consideram os diversos gêneros textuais que circulam em sociedade. Assim, o Guia do Livro Didático (Brasil, 2016) considera que os livros didáticos devem fazer uso dos gêneros discursivos, de forma que representem a heterogeneidade do mundo da escrita. De cunho bibliográfico, o estudo consistiu em uma análise de três livros didáticos. Percebeu-se que os livros possuem atividades de Letramento e diversidade de gêneros textuais, porém, há momentos em que os gêneros não são devidamente explorados.
Referências
BAKHTIN, M. (1992). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes Batista; ROJO, Roxane; ZÚNIGA, Nora Cabrena; Produzindo livros didáticos em tempos de mudança (1999-2000). In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth (Org.); Livros didáticos de língua portuguesa: Letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2008
BAZERMAN, Charles. Gêneros, Agência e Escrita. Judith C. Hoffnagel; Ângela P. Dionísio (orgs). São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos: Alfabetização e Letramento. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/pnld_2016_alfabetizacao-e-letramento-e-lingua-portuguesa%20(3).pdf. Acesso em: 26 maio 2017
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino fundamental– Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. PNLD. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/apresentacao. Acesso em: 26 maio 2017
DIAS, Laice Raquel. Gêneros Textuais Para A Produção De Textos Escritos No Livro Didático. Anais do SIELP. Uberlândia, UFU, v. 2, n. 1. 2012
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NEVES, Lívia Fagundes. Tratamento dos Gêneros Textuais em um livro didático de alfabetização. Revista Gatilho. 2011. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/11/Neves.pdf.> Acesso em: 27 maio 2017
SANTOS, Carmi Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e Letramento nos livros didáticos. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.); Alfabetização e letramento: Conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 111-132
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Artmed, 2004
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.