Manuais científicos e os seus possíveis desdobramentos políticos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.245770Palavras-chave:
Manuais, Ciências, Sociologia do ConhecimentoResumo
O presente artigo desenvolve uma reflexão sobre a função dos manuais nas Ciências Humanas e nas Ciências Exatas. Para isso, recorreu-se aos escritos de Bertrand Russell, Thomas Kuhn e Pierre Bourdieu. Nesse movimento analítico, os saberes existentes nesses compêndios e os usos foram problematizados. Em suma, visa-se compreender os desdobramentos do campo científico no campo político, tomando como referencial os manuais.Referências
BAILEY, F. G. “Anthropology”. In: CLARK, Burton R.; NEAVE, Guy. (orgs). The Encyclopaedia of Higher Education, Vol. 3. (“Analytical Perspectives”). Oxford: Pergamon, 1992, pp. 1777-1787.
BOUEIDEU, Pierre. Campo Intelectual e Projeto Criador. In: POUILLON; et all. Problemas do Estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1968, p.106.
BOURDIEU, Pierre. “O Campo Científico”. ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
LEVI, Primo. É isto o homem? Trad. Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2000.
KUHN, Thomas S. “A tensão essencial: tradição e inovação na pesquisa científica”. In: KUHN, Thomas S. A Tensão Essencial. São Paulo: editora Unesp, 2011, p. 242-244.
RUSSELL, Bertrand. A Sociedade Científica. In: A Perspectiva Científica. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.