Superdotação: uma questão histórico-discursiva em três tempos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250111Palavras-chave:
Superdotação, Ato discursivo, SubjetividadeResumo
Este ensaio discute a construção discursiva do conceito de superdotação com seus possíveis efeitos na atualidade. Localiza o discurso a respeito da inteligência como um ato discursivo e como, a partir da modernidade, a discursividade sobre a inteligência e a superdotação associa-se ao discurso do capital. A partir de discussões conduzidas por Michel Foucault (1967) e Jacques Lacan (1956; 1969), trata de como a atualidade se insere em uma lógica produtiva baseada em um discurso que valoriza e hiperestimula o alto desempenho.
Referências
ALENCAR, Eunice Soriano de. Características sócio emocionais do superdotado: questões atuais. In: Psicologia em Estudo. Maringá, v. 12, n. 2, p. 371-378, maio/ago. 2007.
ANTIPOFF, H. (1992). Educação dos Excepcionais. Em coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff - Educação do Excepcional (pp.149-150). Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff.
ARISTÓTELES (330 a.C). A política. Brasília: Editora da UNB, 1985.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BINET, Alfred; SIMON, Theodore. La medida del desarrollo de la inteligencia en los niños. Madrid Hernando, 1928.
BINET, Alfred; SIMON, Theodore. Testes para a medida de desenvolvimento da intelligência nas crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1929.
BRANCO, Alexandra. Para além do QI. Lisboa: Quarteto, 2004.
COHEN, R. H. P. A lógica do fracasso escolar: psicanálise e educação. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2006.
CORDIÉ, A. Os Atrasados não Existem: Psicanálise de Criança com Fracasso Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1969.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural do Collége de France. São Paulo: Loyola, 1975.
GALTON, Francis. Hereditary Genius: An Inquiry Into Its Laws And Consequences. London Macmillan And Co., 1896.
GIDDENS, Anthony. O mundo na era da globalização. Lisboa: Presença, 2000.
GILES, Thomas Ranson. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987.
JAMESON, F. Pós-modernismo e sociedade de consumo. Em: JAMESON, F. A virada cultural: reflexões sobre o pós-moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LACAN, J. (1957- 1958). O seminário, livro 5: As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. p.166- 184.
LACAN, J. (1969- 1970) O seminário, livro XVII: O avesso da psicanalise. Rio de Janeiro, Zahar, 1992.
LACAN, J. (1969) Notas sobre a criança. In: LACAN, J. Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p.369- 370.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MILLER, Jacques-Alain, El Otro que no existe y sus comités de ética. Buenos Aires: Paidós, 2006.
OSOWSKI, C. I. Os chamados superdotados: a produção de uma categoria social na sociedade capitalista. Tese (Doutorado) Ciências Humanas e Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1989, 248 fls. Porto Alegre: UFRGS, 1989.
PATTO, Maria Helena S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
PLATÃO (409 a. C). A república. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1972.
POPPER, K. (1966): Les Fondements Philosophiques des Systemes Economiques, Paris: Ed. Emil M. Classen, Payot, p. 148-150.
REALE, Giovanni. História da filosofia antiga, II: Platão e Aristóteles. São Paulo: Loyola, 1992. 1ª edição em italiano: 1975.
REALE, Miguel. Introdução à filosofia / Miguel Reale. São Paulo : Saraiva, 1992.
SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. A inibição intelectual na psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo : Record, 2000.
TERMAN, L. M. Genetic studies of genius: Vol. 1. Mental and physical traits of a thousand gifted children. California: Stanford University Press, 1926.
TERMAN, L. The measurement of intelligence: an explanation of and a complete guide for the use of the Stanford revision and extension of the Binet Simon intelligence scale. Cambridge: Riverside press, 1916.
TERMAN, Lewis. M. The Intelligence of School Children: How Children Differ in Ability, the use of Mental Tests in School Grading and the Proper Education of Exceptional Children. Boston: Houghton Mifflin & Company, 1919.
VIRGOLIM, A.M.R. O indivíduo superdotado: história, concepção e identificação. Psicologia Teoria e Pesquisa, v.13, p.173-183, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.