Superdotação: uma questão histórico-discursiva em três tempos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250111

Keywords:

Superdotação, Ato discursivo, Subjetividade

Abstract

Este ensaio discute a construção discursiva do conceito de superdotação com seus possíveis efeitos na atualidade. Localiza o discurso a respeito da inteligência como um ato discursivo e como, a partir da modernidade, a discursividade sobre a inteligência e a superdotação associa-se ao discurso do capital. A partir de discussões conduzidas por Michel Foucault (1967) e Jacques Lacan (1956; 1969), trata de como a atualidade se insere em uma lógica produtiva baseada em um discurso que valoriza e hiperestimula o alto desempenho.

References

ALENCAR, Eunice Soriano de. Características sócio emocionais do superdotado: questões atuais. In: Psicologia em Estudo. Maringá, v. 12, n. 2, p. 371-378, maio/ago. 2007.

ANTIPOFF, H. (1992). Educação dos Excepcionais. Em coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff - Educação do Excepcional (pp.149-150). Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff.

ARISTÓTELES (330 a.C). A política. Brasília: Editora da UNB, 1985.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BINET, Alfred; SIMON, Theodore. La medida del desarrollo de la inteligencia en los niños. Madrid Hernando, 1928.

BINET, Alfred; SIMON, Theodore. Testes para a medida de desenvolvimento da intelligência nas crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1929.

BRANCO, Alexandra. Para além do QI. Lisboa: Quarteto, 2004.

COHEN, R. H. P. A lógica do fracasso escolar: psicanálise e educação. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2006.

CORDIÉ, A. Os Atrasados não Existem: Psicanálise de Criança com Fracasso Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1969.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural do Collége de France. São Paulo: Loyola, 1975.

GALTON, Francis. Hereditary Genius: An Inquiry Into Its Laws And Consequences. London Macmillan And Co., 1896.

GIDDENS, Anthony. O mundo na era da globalização. Lisboa: Presença, 2000.

GILES, Thomas Ranson. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987.

JAMESON, F. Pós-modernismo e sociedade de consumo. Em: JAMESON, F. A virada cultural: reflexões sobre o pós-moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LACAN, J. (1957- 1958). O seminário, livro 5: As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. p.166- 184.

LACAN, J. (1969- 1970) O seminário, livro XVII: O avesso da psicanalise. Rio de Janeiro, Zahar, 1992.

LACAN, J. (1969) Notas sobre a criança. In: LACAN, J. Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p.369- 370.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MILLER, Jacques-Alain, El Otro que no existe y sus comités de ética. Buenos Aires: Paidós, 2006.

OSOWSKI, C. I. Os chamados superdotados: a produção de uma categoria social na sociedade capitalista. Tese (Doutorado) Ciências Humanas e Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1989, 248 fls. Porto Alegre: UFRGS, 1989.

PATTO, Maria Helena S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

PLATÃO (409 a. C). A república. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1972.

POPPER, K. (1966): Les Fondements Philosophiques des Systemes Economiques, Paris: Ed. Emil M. Classen, Payot, p. 148-150.

REALE, Giovanni. História da filosofia antiga, II: Platão e Aristóteles. São Paulo: Loyola, 1992. 1ª edição em italiano: 1975.

REALE, Miguel. Introdução à filosofia / Miguel Reale. São Paulo : Saraiva, 1992.

SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. A inibição intelectual na psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo : Record, 2000.

TERMAN, L. M. Genetic studies of genius: Vol. 1. Mental and physical traits of a thousand gifted children. California: Stanford University Press, 1926.

TERMAN, L. The measurement of intelligence: an explanation of and a complete guide for the use of the Stanford revision and extension of the Binet Simon intelligence scale. Cambridge: Riverside press, 1916.

TERMAN, Lewis. M. The Intelligence of School Children: How Children Differ in Ability, the use of Mental Tests in School Grading and the Proper Education of Exceptional Children. Boston: Houghton Mifflin & Company, 1919.

VIRGOLIM, A.M.R. O indivíduo superdotado: história, concepção e identificação. Psicologia Teoria e Pesquisa, v.13, p.173-183, 1997.

Published

2021-06-29