Diálogo e acolhimento: o Projeto Escola da Família e a construção de novas relações comunitárias no contexto pandêmico

Autores

  • Emanuel Mota Silveira Souto Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória
  • Léa Ribeiro Silva Rede Municipal de Ensino do Paulista
  • Valdenize Honório da Silva Rede Municipal de Ensino do Paulista

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250275

Palavras-chave:

Relação família/escola, Competências socioemocionais, Ensino remoto

Resumo

Resumo: O presente estudo concentra-se na descrição do Projeto Escola da Família e análise dos movimentos empreendidos para ajustá-lo à nova dinâmica escolar, imposta pela pandemia do Coronavírus. Constituem focos de observação as ações executadas no âmbito do projeto, com objetivo de ampliar e consolidar as relações entre a escola e sua comunidade. Destaca-se também a intenção de compreender o modelo escolar transitório e de socializar as experiências, na perspectiva de contribuir para a construção de novo paradigma educacional. A pesquisa foi realizada obedecendo a padrões metodológicos qualitativos, que possibilitam ampla integração entre os seus sujeitos e ambiente de intervenção. O projeto encontrou terreno fértil, nesses tempos pandêmicos, para fomentar o diálogo, o acolhimento, a solidariedade e a integração. O número de famílias engajadas, o teor dos diálogos, as conexões estabelecidas e as ações desencadeadas são aspectos que dimensionam o alcance e efetividade da iniciativa.

Biografia do Autor

Emanuel Mota Silveira Souto, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória

Professor Adjunto do Núcleo de Biologia do Centro Acadêmico de Vitória - CAV/UFPE.

Responsável pela idealização e materialização do Projeto Escola da Família.

Léa Ribeiro Silva, Rede Municipal de Ensino do Paulista

Professora da Rede Municipal de Ensino do Paulista com ampla experiência nos processos de formação docente, articulação comunitária e acompanhamento da gestão escolar. 

Responsável pela idealização e materialização do Projeto Escola da Família.

Valdenize Honório da Silva, Rede Municipal de Ensino do Paulista

Professora da Rede Municipal de Ensino do Paulista com ampla experiência nos processos de formação docente, articulação comunitária e acompanhamento da gestão escolar. 

Responsável pela idealização e materialização do Projeto Escola da Família.

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Publicado

29-06-2021

Edição

Seção

Dossiê “Conflitos, violências, bullying na escola: problemas da convivência potencializado pela pandemia?”