Diálogo e acolhimento: o Projeto Escola da Família e a construção de novas relações comunitárias no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250275Palavras-chave:
Relação família/escola, Competências socioemocionais, Ensino remotoResumo
Resumo: O presente estudo concentra-se na descrição do Projeto Escola da Família e análise dos movimentos empreendidos para ajustá-lo à nova dinâmica escolar, imposta pela pandemia do Coronavírus. Constituem focos de observação as ações executadas no âmbito do projeto, com objetivo de ampliar e consolidar as relações entre a escola e sua comunidade. Destaca-se também a intenção de compreender o modelo escolar transitório e de socializar as experiências, na perspectiva de contribuir para a construção de novo paradigma educacional. A pesquisa foi realizada obedecendo a padrões metodológicos qualitativos, que possibilitam ampla integração entre os seus sujeitos e ambiente de intervenção. O projeto encontrou terreno fértil, nesses tempos pandêmicos, para fomentar o diálogo, o acolhimento, a solidariedade e a integração. O número de famílias engajadas, o teor dos diálogos, as conexões estabelecidas e as ações desencadeadas são aspectos que dimensionam o alcance e efetividade da iniciativa.
Referências
ABED, Anita. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORDIEU, P. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
CUNHA, Marcus Vinícius. A escola contra a família. In: LOPES, E.M.T.; FARIA FILHO, L.M.; VEIGA, Cyntia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 5.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
CRESWELL. John. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ed. Porto Alegre. 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular : documento de caráter mandatório que orienta a formulação dos currículos escolares. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
GATTI, Bernadete Angelina. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, p. 29-41, 2020.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa ; tradução. Joice Elias Costa. - 3. ed. - Porto Alegre : Artmed, 2009.
FRANCO, Adriana Fátima et al. Ponderações sobre o ensino escolar em tempos de quarentena: carta às professoras e professores brasileiros. 2020. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/ponderacoessobreoensinoescolaremtemposdequarentena-cartaasprofessoraseprofessores-brasileiros/ . Acesso em: 04 de abril de 2021.
HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning , 2020. Acesso em: 15 de abril de 2021.
LANKSHEAR C.; KNOBEL M. Pesquisa pedagógica. Do projeto à implementação. Porto Alegre. Artmed. 2008.
LEITE, S. A. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v.20, n. 2, p. 355-368, 2012.
OMS. Global Status Report on Preventing Violence Against Children, Genebra, 2020. Disponível em: https://www.end-violence.org/articles/global-status-report-preventing-violence-against-children-2020. Acesso em: 16 de abril de 2020 .
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. “Educação na Pandemia: a falácia do “ensino remoto”. Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, janeiro, 2021.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.