Diálogo e acolhimento: o Projeto Escola da Família e a construção de novas relações comunitárias no contexto pandêmico
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250275Mots-clés :
Relação família/escola, Competências socioemocionais, Ensino remotoRésumé
Resumo: O presente estudo concentra-se na descrição do Projeto Escola da Família e análise dos movimentos empreendidos para ajustá-lo à nova dinâmica escolar, imposta pela pandemia do Coronavírus. Constituem focos de observação as ações executadas no âmbito do projeto, com objetivo de ampliar e consolidar as relações entre a escola e sua comunidade. Destaca-se também a intenção de compreender o modelo escolar transitório e de socializar as experiências, na perspectiva de contribuir para a construção de novo paradigma educacional. A pesquisa foi realizada obedecendo a padrões metodológicos qualitativos, que possibilitam ampla integração entre os seus sujeitos e ambiente de intervenção. O projeto encontrou terreno fértil, nesses tempos pandêmicos, para fomentar o diálogo, o acolhimento, a solidariedade e a integração. O número de famílias engajadas, o teor dos diálogos, as conexões estabelecidas e as ações desencadeadas são aspectos que dimensionam o alcance e efetividade da iniciativa.
Références
ABED, Anita. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORDIEU, P. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
CUNHA, Marcus Vinícius. A escola contra a família. In: LOPES, E.M.T.; FARIA FILHO, L.M.; VEIGA, Cyntia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 5.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
CRESWELL. John. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ed. Porto Alegre. 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular : documento de caráter mandatório que orienta a formulação dos currículos escolares. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
GATTI, Bernadete Angelina. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, p. 29-41, 2020.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa ; tradução. Joice Elias Costa. - 3. ed. - Porto Alegre : Artmed, 2009.
FRANCO, Adriana Fátima et al. Ponderações sobre o ensino escolar em tempos de quarentena: carta às professoras e professores brasileiros. 2020. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/ponderacoessobreoensinoescolaremtemposdequarentena-cartaasprofessoraseprofessores-brasileiros/ . Acesso em: 04 de abril de 2021.
HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning , 2020. Acesso em: 15 de abril de 2021.
LANKSHEAR C.; KNOBEL M. Pesquisa pedagógica. Do projeto à implementação. Porto Alegre. Artmed. 2008.
LEITE, S. A. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v.20, n. 2, p. 355-368, 2012.
OMS. Global Status Report on Preventing Violence Against Children, Genebra, 2020. Disponível em: https://www.end-violence.org/articles/global-status-report-preventing-violence-against-children-2020. Acesso em: 16 de abril de 2020 .
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. “Educação na Pandemia: a falácia do “ensino remoto”. Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, janeiro, 2021.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.