Abílio Cézar Borges e a educação brasileira no congresso pedagógico internacional de Buenos Aires (1882)

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DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.251793

Palavras-chave:

Abílio Cézar Borges, Congresso Pedagógico, Ideias Pedagógicas, Século XIX.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a atuação do intelectual brasileiro Abílio Cézar Borges (1824-1891) no Congresso Pedagógico Internacional realizado em Buenos Aires no ano de 1882, enquanto representante do Império do Brasil. Abílio Borges nasceu no interior da Bahia, cursou a Faculdade de Medicina, atuou como diretor de instrução pública e fundou colégios na Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Publicou diversas obras destinadas a alunos e professores, e recebeu o título de Barão de Macahubas em 1881. Para a realização do estudo, buscamos responder aos seguintes questionamentos: quem foi esse intelectual da educação do século XIX? qual o percurso de sua formação e atuação profissional que lhe conferiram as credenciais necessárias para representar o Brasil no Congresso Pedagógico Internacional de 1882? e quais eram as suas ideias pedagógicas? Com base no método indiciário de Carlo Ginzburg, recorremos, principalmente, a fontes hemerográficas coletadas em repositórios digitais brasileiros e argentinos. Nos pautamos, sobretudo, nas contribuições de Michel de Certeau e Jean François Sirinelli que nos auxiliam na compreensão do percurso do intelectual. O Barão de Macahubas destaca-se no cenário educacional do período enquanto diretor de escolas, educador, autor de livros, preocupado em fazer circular suas ideias sobre a educação nacional.

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Publicado

09-12-2021

Edição

Seção

Dossiê "Intelectuais da educação brasileira"