VALNIR CHAGAS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.251848Palavras-chave:
História da Educação, Legislação educacional, Formação de professores, Valnir Chagas.Resumo
O presente texto aborda as questões relacionadas ao trabalho do professor Valnir Chagas na educação brasileira a partir da sua atuação enquanto conselheiro, no então Conselho Federal de Educação (1962-1976). Compreende-se a relevância do estudo visto as contribuições do mesmo à educação brasileira, pois, Valnir Chagas foi responsável por emitir Pareceres, Resoluções e Relatorias que possibilitaram a constituição de anteprojetos de Leis, sendo promulgadas, e que constituíram o processo de formação de professores, do magistério e do sistema público de ensino entre o período de 1960 a 1980. O artigo objetiva contribuir na compreensão do processo histórico da educação brasileira a partir das mudanças implementadas no período supracitado, percebendo as transformações em todo o processo educacional e as implicações que tais mudanças ocasionaram no sistema público de ensino, marcando toda uma geração educacional na escola pública brasileira, a partir da análise da participação do educador na política educacional do país. A pesquisa se constituiu de caráter bibliográfico e qualitativo. As fontes utilizadas para análise foram de ordem legislativa. Foi utilizado o aporte teórico no tocante a história da educação, Saviani (2002), (2007), (2009), (2016); nas concepções de currículo e formação do Magistério com Renan e Fernandes (1977), Feldmann (1983), Santos (2014), além da obra do próprio Chagas (1976), (1980). A pesquisa contribuiu para a compreensão das mudanças ocorridas na educação brasileira durante o Regime Cívico-Militar, através do processo de construção da legislação educacional, que modificou o currículo e a formação do professor do Ensino básico, bem como a organização do ensino brasileiro.
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