Contribuições de Anísio Teixeira e Lourenço Filho para a educação brasileira: artigos publicados na RBEP (1944-1963)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.251859

Palabras clave:

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Intelectuais, Imprensa Pedagógica.

Resumen

Neste estudo analisamos as contribuições dos intelectuais escolanovistas, Manoel Bergstron Lourenço Filho e Anísio Espínola Teixeira para a educação brasileira. Identificamos a atuação destes intelectuais na direção do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP e na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP. Para isso nos propusemos a identificar e a catalogar os artigos publicados por ambos no periódico criado pelo INEP, compreendendo um recorte temporal entre o período de 1944, ano da criação da RBEP, até 1963, momento em que Anísio Teixeira deixa a direção do INEP. Situamos nosso estudo no campo dos impressos pedagógicos, da história intelectual e da formação de professores. Utilizamos conceitos dos autores Bloch (2002); Catani (1996); e Sirinelli (2003).  Consideramos que o estudo da vida e obra destes intelectuais é significativo para a compreensão da contribuição de ambos para a educação brasileira. Tratando sobre importantes e variadas temáticas educacionais, os autores e reformadores educacionais marcaram suas propostas e ideias sobre a educação brasileira em 26 artigos cada um, registrados em nossa pesquisa.

Biografía del autor/a

Isabela Cristina Santos de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga (UFRN), com Mestrado e Doutorado pela Linha de Pesquisa: Educação estudos socio-históricos e filosóficos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Experiência com estudos sobre intelectuais da educação, Formação de Professores e Fundamentos da Educação, Imprensa Pedagógica, História da Educação e Ensino de História.

Citas

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Publicado

2021-12-09

Número

Sección

Dossiê "Intelectuais da educação brasileira"