Ensino de ciências da natureza e conceitos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.252551

Palavras-chave:

Conceitos Espontâneos, Conceitos Científicos, Ensino de Ciências

Resumo

O presente artigo direciona-se para a epistemologia da prática docente com a finalidade de explicitar sobre o processo de construção de conceitos científicos, tema de importância fundamental para o ensino de Ciências da Natureza. Como um aspecto específico do funcionamento cognitivo, conceitos científicos são construídos e internalizados de modo gradativo e significativo e, nesse sentido, entender como ocorre essa construção é fundamental para a prática pedagógica pois, na maioria das vezes, o ato de conceituar é considerado sinônimo de definir. Nesse sentido, vemos na obra sócio-interacionista de Vygotsky a contribuição necessária para o entendimento sobre esse processo, pois este autor trata com profundidade a relação entre a experiência culturalmente organizada e o estudo da cognição e do desenvolvimento cognitivo como base para construção de novos comportamentos.

Biografia do Autor

Valter Carabetta Junior, Universidade de Santo Amaro

Pós Doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação.

Graduado em Biologia e Pedagogia.

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Publicado

12-07-2022

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua